logo da Govoni digital
51 - 3223.3285
contato@govoni.com.br
6 TECNOLOGIAS QUE PROMETEM TRANSFORMAR O VAREJO EM 2018


O Sindilojas de Porto Alegre publicou essa semana um artigo que lista  6 tecnologias que prometem revolucionar o varejo e o processo de compra e venda de produtos neste ano de 2018.

Parece coisa de cinema, mas muitas das novas soluções já são realidades em algumas lojas do país. Confira a lista e fique por dentro das tendências para o varejo 2018.

Provadores inteligentes

Os provadores de lojas serão mais dinâmicos com uso de um espelho touchscreen  inteligentes que vão permitir aos consumidores escolherem a melhor iluminação para provar as peças, simulando dias mais claros, mais nublados, ambiente noturno, lugares fechados com iluminação forte ou meia-luz, entre outras opções.

O espelho ainda vai ser capaz de oferecer também opções de look de acordo com a peça escolhida.

Ainda, o provador inteligente terá microssensores que serão colocados nas roupas e também nas portas dos provadores, identificando quais peças estão agradando visualmente o consumidor e sendo levadas para a cabine. E mais. Quais peças estão sendo descartadas depois de provadas.

Recepção personalizada

 As recepções das lojas serão mais personalizadas. Quando o cliente chegar será chamado pelo nome pelo vendedor. Isso será possível, pois o vendedor saberá no momento em que o cliente adentrou o estabelecimento quais produtos ele levou embora da última vez em que foi a uma das lojas da rede.

As redes Wi-Fi das lojas registram códigos dos smartphones que se conectam a elas. Tendo a permissão do cliente, a loja pode conectar os dados que o cliente fornece no programa de fidelidade a seu hábito de consumo e identificar quando aquele cliente passou pela porta e o que ele provavelmente está procurando.

Mapas de calor

Mais do que identificar quando o cliente entra na loja, o varejista poderá saber em qual gôndola ele se manteve parado por mais tempo e por quais corredores passou. A Via Varejo, rede que detém as marcas Ponto Frio, Casas Bahia e Extra, está implementado tecnologia capaz de conectar as informações da rede Wi-Fi com um mapa de calor que ficará visível para os gestores. Estes serão capazes de acompanhar o tráfego da loja em tempo real.

Outra tecnologia capaz de passar informações sobre a movimentação do consumidor dentro da loja é o beacon, baseada na tecnologia Bluetooth, que também pode verificar o movimento das pessoas dentro de um ambiente e enviar mensagens para elas enquanto caminham pelos corredores.

 

Uma promoção para cada cliente

Quem nunca colecionou encartes de supermercados e se propôs a fazer o exaustivo trabalho de comparar preços em diferentes supermercados? Hoje, com o programas de fidelização, os clientes podem receber descontos personalizados para os produtos que eles mais consomem no seu próprio celular. A rede Pão de Açúcar, por exemplo, tem usado seu aplicativo conectado com os programas de fidelidade para oferecer promoções diferentes para cada consumidor, conforme seus hábitos de consumo.

Manager de mesas

As esperas por mesas nos restaurantes não precisam ser mais um jogo de paciência, difícil de ser jogado e onde todos saem perdendo, clientes e lojistas. As novas soluções tecnológicas são capazes de dar ao consumidor informações sobre quantas pessoas exatamente estão na sua frente e o tempo estimado de espera. Os atendentes e garçons serão capazes de ver o mapa das mesas e em quais momentos cada cliente está, se ele acabou de chegar e precisa receber o cardápio, se ele já fez seu pedido ou se só está esperando a conta e o cafezinho para ir embora.

Monitores e checkout veloz

Em outros tempos, loja cheia de produtos era sinal de êxito e organização diante dos olhos do público. Em tempos em que as informações cansam os olhos e os espaços físicos estão exíguos, as lojas tecnológicas zelam por espaço livre e poucos objetos no mostrador. Cada vez mais, monitores e interfaces substituem estoques grandes e gôndolas cheias. Menos é mais. Espera-se também que essas lojas aperfeiçoem o checkout, abrindo mão de operadores e dando ao próprio vendedor a autonomia para fechar a conta por meio de dispositivos eletrônicos.

 

Fonte: Portal Varejo.



Govoni ganha selo de agência de confiança
Sobre a Govoni

A Govoni Soluções Digitais é especialista na criação e desenvolvimento de ferramentas digitais personalizadas que potencializam os resultados de nossos clientes na internet.

Atendimento

51- 3223.3285
8472.8718
contato@govoni.com.br

Govoni - facebook Govoni - linkedin Govoni - instagram Govoni - blogger
Copyright © 2016, Govoni Digital.
Icone da Govoni Digital