Estamos vivendo em um momento de transformação digital, onde métodos estão sendo automatizados, os consumidores mudaram significativamente, tornando-se mais rigorosos, a gestão tornou-se mais estratégica e em consequência, as tecnologias também mudaram e acompanhá-las é essencial para destacar-se e manter-se ativo no mercado do Varejo.
Ter diversos canais de compras, atendimento ágil, diversas formas de pagamento e até na forma como os produtos são apresentados e testados também faz parte das tecnologias que uma empresa precisa ter para estar à frente no mercado.
Provadores Inteligentes
As lojas de moda, principalmente, ou demais segmentos que trabalham com produtos que precisam ser provados ou testados, irão se destacar ao ter um espaço adequado para que o cliente experimente e teste o produto. A tendência para os provadores de lojas é que sejam mais dinâmicos com uso de um espelho touchscreen inteligentes que permitem aos consumidores escolherem a melhor iluminação para provar as peças, simulando dias mais claros, mais nublados, ambiente noturno, lugares fechados com iluminação forte ou meia-luz, entre outras opções. Assim como, para os produtos de utilidades onde o espaço de mostruário ofereça ideias e simule um ambiente mais moderno e elegantes para que o cliente se inspire em como utilizar e guardar o produto.
Compras por realidade aumentada
A realidade aumentada possui um enorme potencial para fazer com que o consumidor conheça melhor o produto. Em e-commerces, será possível simular combinações de mercadorias, como roupas e acessórios. Nos pontos de venda, servirá para fazer demonstrações com as mercadorias expostas na loja e até simular como determinado produto ficará na casa do consumidor e mostrar a forma adequada de utilizar, por exemplo, aplicativo de tintas, onde é possível simular qual cor combina com os móveis no ambiente.
Recepção personalizada
As recepções das lojas serão cada vez mais personalizadas. Quando o cliente chegar no estabelecimento, por exemplo, os painéis de senhas e de chamada serão cada vez mais interativos e de fácil visualização, assim como, a tendência para as lojas é que o self-service aumente com o passar dos tempos. O cliente poderá escolher se deseja ser atendido por funcionários ou se irá adquirir seus produtos através de painéis interativos, como Burger King, Mcdonald's e o Zaffari que já trabalham com esse tipo de serviço, tornando mais fácil o controle de quais produtos e setores chamaram mais atenção do público, trazendo um melhor controle de estoque também.
As redes Wi-Fi das lojas registram códigos dos smartphones que se conectam a elas. Tendo a permissão do cliente, a loja pode conectar os dados que o cliente fornece no programa de fidelidade a seu hábito de consumo e identificar quando aquele cliente passou pela porta e o que ele provavelmente está procurando, e também, tornará a recomendação da sua loja máis fácil, bastando apenas que o cliente recomende, curta ou que diga que está no local para desbloquear o uso do Wi-fi.
Mapas de calor
Mais do que identificar quando o cliente entra na loja, o varejista poderá saber em qual gôndola ele se manteve parado por mais tempo e por quais corredores passou. A Via Varejo, rede que detém as marcas Ponto Frio, Casas Bahia e Extra, está implementado tecnologia capaz de conectar as informações da rede Wi-Fi com um mapa de calor que ficará visível para os gestores. Estes serão capazes de acompanhar o tráfego da loja em tempo real.
Outra tecnologia capaz de passar informações sobre a movimentação do consumidor dentro da loja é o beacon, baseado na tecnologia Bluetooth, que também pode verificar o movimento das pessoas dentro de um ambiente e enviar mensagens para elas enquanto caminham pelos corredores.
Uma promoção para cada cliente
Quem nunca colecionou encartes de supermercados e se propôs a fazer o exaustivo trabalho de comparar preços em diferentes supermercados? Hoje, com o programa de fidelização, os clientes podem receber descontos personalizados para os produtos que eles mais consomem no seu próprio celular. A rede Pão de Açúcar, Cobasi e Petz, por exemplo, tem usado seu aplicativo conectado com os programas de fidelidade para oferecer promoções diferentes para cada consumidor, conforme seus hábitos de consumo, oferecendo descontos, brindes entre outras vantagens dentro do segmentos para que os seus consumidores sintam-se únicos. Não necessariamente, precisamos usar altas tecnologias para isso, pode-se começar com uma cartão fidelidade, um aplicativo simples ou outras formas que combine melhor para o seu negócio, o que importa é que o cliente sinta-se especial.
Manager de mesas
As esperas por mesas nos restaurantes não precisam ser mais um jogo de paciência, difícil de ser jogado e onde todos saem perdendo, clientes e lojistas. As novas soluções tecnológicas são capazes de dar ao consumidor informações sobre quantas pessoas exatamente estão na sua frente e o tempo estimado de espera. Os atendentes e garçons serão capazes de ver o mapa das mesas e em quais momentos cada cliente está, se ele acabou de chegar e precisa receber o cardápio, se ele já fez seu pedido ou se só está esperando a conta e o cafezinho para ir embora. A utilização de tablets, por exemplo, está aumentando cada vez mais para facilitar o atendimento aos clientes, ter o cardápio integrado e painéis direto na cozinha, facilitam muito a dinâmica de restaurantes.
Monitores e checkout veloz
Em outros tempos, loja cheia de produtos era sinal de êxito e organização diante dos olhos do público. Em tempos em que as informações cansam os olhos e os espaços físicos estão exíguos, as lojas tecnológicas zelam por espaço livre e poucos objetos no mostrador. Cada vez mais, monitores e interfaces substituem estoques grandes e gôndolas cheias. Menos é mais. Espera-se também que essas lojas aperfeiçoem o checkout, abrindo mão de operadores e dando ao próprio vendedor a autonomia para fechar a conta por meio de dispositivos eletrônicos.
Internet das Coisas (IoT)
No varejo, a IoT é usada, principalmente, no controle de produtos e estoques, graças à tecnologia RFID