Logo Govoni Marketing Digital

Blog

Acompanhe nossas dicas sobre marketing digital
Principal / Blog

Black friday: Aproveite essa oportunidade de vendas


Sempre na última sexta-feira do mês de novembro ocorre a Black Friday, tradicional evento que vem crescendo no Brasil ano após ano e muito pouco aproveitado pelas empresas por ainda não entenderem seu real objetivo. Mas, algumas lojas começam a divulgar as promoções ainda em outubro.

Nos Estados Unidos, onde se originou a Black Friday, a ideia é aquecer o comércio em um mês normalmente mais fraco, pois as pessoas economizam devido à proximidade com o Natal. Para convencer os clientes em potencial a comprarem, o comércio oferece descontos significativos que realmente fazem as pessoas enfrentarem enormes filas em frente às lojas para aproveitar as ofertas.

No Brasil, a Black Friday ocorre desde 2010, mas não funciona como nos Estados Unidos. Aqui, muitas das empresas elevam seus preços para poderem conceder descontos. Muitos consumidores já conhecem a estratégia do mercado e nem se dão ao trabalho de ir às lojas, com receio de fazer uma nova tentativa frustrada de compra. Não é raro ouvirmos sobre a "black fraude" ou "tudo pela metade do dobro do preço".

Este é o momento em que as empresas aproveitam para fazer a troca do showroom ou vender aqueles produtos encalhados no estoque com falsos descontos. Aumentar os valores para depois reduzir o mesmo que foi acrescido é uma estratégia enganosa e fraudulenta para o consumidor. Pode ‘valer a pena’ em alguns casos em que o cliente não está devidamente atento. Mas, são poucos e não merecem esse desrespeito. As pessoas esperam por esse momento, buscam promoções reais, a oportunidade de adquirir algo a um valor mais acessível. Portanto, para as empresas, não queiram ser espertas a ponto de enganar os clientes. Isso, além de ser uma falsa campanha de descontos, pode prejudicar a marca de forma considerável.

Para os clientes, é preciso cuidado, prestar atenção aos preços dos produtos de interesse antes e durante a campanha promocional. Mas, se procurar com calma, há lojas físicas e e-commerces que realmente oferecem preços agradáveis, que fazem valer a compra.

Mesmo com queixas de consumidores, a data é esperada com ansiedade pelos brasileiros, que anseiam por adquirir produtos com descontos e condições especiais de pagamento. Se realizada com inteligência, a Black Friday pode ser uma importante ferramenta para conhecer mais dos hábitos de consumo e comportamentos dos brasileiros, além de promover o engajamento nas redes sociais e já preparar e fidelizar clientes para o período pré-Natal.

O isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19 impactou de forma positiva o número de compras online, e durante a Black Friday deve ocorrer o mesmo. Um estudo realizado pela Conversion em 2020 apontou que o canal de preferência para as compras durante o evento ainda são as lojas virtuais, seguidas pelas lojas físicas e aplicativos.

Hoje, o consumidor prefere a facilidade da compra no conforto de casa, mas está muito mais exigente e crítico, e atua até mesmo como produtor de conteúdo ao compartilhar suas experiências com outros consumidores. Portanto, as empresas precisam realizar ações efetivas e também precisam se atualizar com opções diferentes de pagamento, como cartão de crédito, boleto, débito e até mesmo o pix.

8 dicas para aumentar suas vendas na black friday

O consumidor atual deseja mais do que apenas fazer a compra, quer ter uma boa experiência com o produto ou serviço, além de estabelecer conexão com a marca ou empresa. Esse também é um dos motivos para as empresas inovarem na apresentação, buscarem sempre a evolução e melhorias, e com certeza será um diferencial, possibilitando também o aumento das vendas.

Com a proximidade da Black Friday, as lojas precisam pensar em estratégias para atrair potenciais clientes. E como fazer isso? Usando a criatividade e a verdade. Abaixo listamos algumas ações para potencializar os negócios:

1- Conheça seu público

O cliente gosta de se sentir valorizado. Portanto, é necessário conhecer o seu consumidor, seus desejos e necessidades para criar novas formas de atendê-lo.

2- Motive e treine os colaboradores

O ambiente de trabalho contribui de forma relevante para a atuação dos profissionais da sua loja/empresa. Ofereça treinamentos, estimule, receba com atenção as ideias dos colaboradores. Uma equipe motivada em um ambiente saudável já é um grande passo para o sucesso dos negócios.

3- Entregue o produto com qualidade

Dê ao cliente o que ele comprou, com a qualidade esperada, se possível, dê garantia de durabilidade e possibilidade de troca.

4- Proporcione uma boa experiência

O cliente precisa ser conquistado já no início do relacionamento com a marca, loja ou empresa. Pense como cliente, como gostaria que fosse sua experiência de compra, tenha ideias criativas. Não precisa ser algo que nunca foi feito, mas precisa ser bem feito, para que o cliente lembre e tenha vontade de voltar à loja física ou ao e-commerce.

5- Chame a atenção

Se seu negócio é uma loja física, crie vitrines temáticas, ofereça descontos reais. Observe o que a concorrência está fazendo para atrair o público.

6- Humanize a marca/empresa

O que isso quer dizer? Seja transparente em suas ações, construa relacionamentos com os consumidores, seja humilde, pergunte a opinião.

7- Utilize o Marketing digital

Mesmo uma empresa já consolidada no mercado, precisa atualizar seus métodos comunicacionais e visões de trabalho. Assim como a pesquisa da Conversion em 2020 constatou que a maioria das pessoas prefere comprar pela internet durante a Black Friday, se você ainda não tem presença digital, está mais do que na hora de ter. Com a evolução das tecnologias, a cada dia as pessoas preferem mais praticidade e otimização do tempo.

Ter presença digital, estar nas redes sociais possibilita atingir novos públicos, além de permitir que você saiba o que está sendo dito sobre sua marca e a da concorrência. Mas, não apenas esteja nas redes sociais, atue naquelas que têm relevância para seu negócio, e tenha um planejamento bem organizado.

Outro detalhe importante é manter o mesmo padrão de linguagem e postura diante do meio físico, on-line ou suporte por telefone. Seja coerente no atendimento em qualquer meio.

8- Experimente!

Nossas dicas são práticas já realizadas e constatadas por diferentes tipos de empresa. Lembre-se, a Black Friday já está chegando. Aproveite para pôr em prática novas ideias, mantenha os clientes fiéis e conquiste novos consumidores.
 

Junte- se a nós

Nos siga nas redes sociais e conheça mais sobre nosso trabalho.
Govoni Marketing Digital