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O mês de Março  foi marcado pelo Dia do Consumidor e o mês de Abril não será diferente, as expectativas para a Páscoa estão altas. Como já sabemos, a Páscoa é uma das datas comemorativas mais aguardadas e celebradas, sendo uma ótima oportunidade para o varejo. Segundo a Behup (Empresa e pesquisa e desenvolvimento de produto em São Paulo), cerca de oito a cada dez brasileiros buscam comprar presentes para comemorar a data.

Para o setor de serviços, os restaurantes em diversos lugares do País estão se preparando para recepcionar, com menus especiais, diversos grupos de amigos e familiares que pretendem comemorar a Páscoa como uma atividade familiar e casual.

A indústria também está contente, pois a demanda de Páscoa para 2023 abriu 7,9 mil vagas de trabalho temporário na indústria do chocolate, de acordo com o estudo realizado pela Consultoria KPMG para a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab).

Inclusive, os principais fabricantes de chocolates estimam que as vendas deste ano aumentem até 10%.

Intenção de compra aumenta

A intenção de consumo das famílias já é a maior desde abril de 2020, o indicador de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) leva em consideração os seguintes itens: emprego atual, renda, nível de consumo, perspectiva de consumo e profissional, acesso ao crédito e momento para duráveis. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), todos os índices tiveram alta em janeiro, tanto na variação mensal, em relação a dezembro, quanto na variação anual, comparado a 2022.

Em relação a Intenção de Consumo, em janeiro de 2023 teve um crescimento de 23,1%. O aumento da intenção, visto a pandemia, é um bom sinal para as vendas do comércio na Páscoa. No ano passado, cresceram cerca de 8,9% na semana da Páscoa, segundo os números da Serasa Experian.