O mês de agosto de 2024 apresentou um cenário misto para o varejo brasileiro, com desempenhos variados entre diferentes indicadores e regiões. O mês trouxe tanto crescimento em alguns segmentos quanto desafios em termos de faturamento geral. A seguir, destacamos as análises com base em três fontes de dados: o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), o Índice de Vendas do Santander (IGet) e dados complementares da Cielo.
Segundo o ICVA, as vendas online aumentaram 4% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Já as vendas em lojas físicas apresentaram um crescimento maior de 5,6%.
O ICVA revelou que, apesar do crescimento em determinados segmentos, o varejo como um todo teve uma queda de 0,2% em agosto, quando ajustado pela inflação. A queda no faturamento real foi atenuada por fatores sazonais, como as comemorações do Dia dos Pais.
Os setores que tiveram alta foram Varejo Alimentício Especializado e Móveis, Eletro e Depto e os que tiveram queda foram Supermercados e Hipermercados que, embora tenham mostrado uma deflação, contribuíram para uma redução geral, assim como Bares e Restaurantes, que enfrentaram uma diminuição significativa.
Dentre as regiões analisadas, o Sul registrou uma alta de 3%, enquanto as demais enfrentaram desempenho negativo.
Macrossetores
Os Bens Duráveis e Serviços tiveram queda de 0,5% e 3,5%, respectivamente.