Logo Govoni Marketing Digital
Relatório
Acompanhe nossas dicas sobre marketing digital
Principal / Blog

Relatório do Varejo – Junho e Maio 2024:


Estabilidade do Varejo em Maio

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) mostrou que o faturamento do varejo ficou estável em maio, sem mudanças significativas em comparação com o mesmo mês do ano passado.

O setor de bens não duráveis cresceu 2,5%, com destaque para supermercados, cosméticos e alimentos especializados. Por outro lado, os setores de serviços e bens duráveis & semiduráveis caíram 5,1% e 1,7%, respectivamente. O turismo e transporte foram os mais afetados nos serviços, e vestuário e artigos esportivos nos bens duráveis e semiduráveis.

Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, destacou que o Dia das Mães ajudou o varejo em maio. Setores como óticas, joalherias, móveis e eletrodomésticos tiveram um bom desempenho, evitando uma queda no comércio.


Recuperação no Rio Grande do Sul

Apesar das enchentes, o varejo no Rio Grande do Sul tem se recuperado. Em relação ao mês de maio do ano passado, cresceu 4,7%. A compra de produtos essenciais, como alimentos e medicamentos, ajudou nesse crescimento. Além disso, medidas do governo, como o saque antecipado do FGTS e a antecipação do Bolsa Família, são outros fatores que apontam para essa recuperação.