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Relatório do Varejo - Novembro 2023

O mês de Novembro tem foco em ações de Black Friday, uma das principais datas do comércio, além disso, é um dos eventos de compras mais aguardados do ano, e em 2023 a tendência é que os resultados superem 2022. 

E como em todos os anos neste mês vemos o comércio se mover para a tão famosa Sexta-feira negra, e bombardear os consumidores com promoções em diversos setores do varejo. 

Esse ano não foi diferente, vamos mostrar algumas tendências previstas para esse mês de novembro.


Segmentos que os lojistas mais pretendem vender

Segundo pesquisa realizada pela Olist com os segmentos que os lojistas mais pretendem neste mês de novembro, estão em primeiro lugar: Casa e Decoração; Moda e Acessórios; Eletrônicos; Perfumes e Cosméticos. 

Além dos segmentos apresentados, 22,3% dos lojistas declarou que pretende vender em outros segmentos, como papelaria, pet e automotivo.


Tecnologia como aliada dos negócios

O uso de plataformas de e-commerce está entre os negócios que mais cresce, principalmente ao se falar de varejo eletrônico.

Pesquisas mostram que 66,3% dos varejistas alegaram utilizar plataformas de e-commerce para comercializar seus serviços e produtos. Já 55,3% apontaram utilizar sistemas de gestão, e 19,5% utilizam os próprios pontos de vendas físicos, 18% hub de integração e “outros” foram 4,6%.

Isso nos  mostra que muitos lojistas têm reconhecido a tecnologia como aliada de seus negócios.


Os marketplaces são um  dos favoritos dos consumidores

Os marketplaces vem se destacando como os melhores canais para os consumidores efetuarem suas compras.

Segundo pesquisas 44,7% dos respondentes têm os marketplaces como canais preferenciais para realização de compras, enquanto as lojas físicas ficaram com 22,2%, já lojas virtuais próprias com 20,5%, e redes sociais com 9,3%.

Fonte de pesquisa: Mídia Market.


E falando de Black Friday, deixamos aqui algumas tendências para esse ano:


O consumidor quer gastar mais

Segundo o Relatório Black Friday 2023, da Olist, os segmentos mais procurados pelo consumidor são: eletrodomésticos, eletrônicos, moda e acessórios.

Esse é um bom sinal de que as pessoas estão mais inclinadas a investir em produtos de maior ticket médio, o que é uma boa notícia para o varejo no geral.


Foco na personalização

O marketing baseado em pessoas já vem sendo tendência há algum tempo, mas pesquisas indicam que essa é uma das principais para a Black Friday 2023. Isso porque os consumidores estão mais exigentes quando se trata de uma experiência de compra personalizada.


Experiência do usuário

Outra tendência que é impossível ignorar na Black Friday 2023 é a experiência do consumidor.

Oferecer uma experiência inesquecível é uma estratégia que garante não apenas o sucesso da venda, mas também a fidelização do cliente.


Perspectivas Promissoras para o Natal 

Em sintonia com as otimistas projeções do varejo, a CNC prevê um crescimento de, pelo menos, 5,0% nas vendas durante a temporada de Natal em 2023. Se confirmado, este índice representaria o maior avanço desde 2013, quando as vendas registraram um aumento de 4,9%.

O economista da CNC, Fabio Bentes, destaca que o Natal movimentou mais de R$ 65 bilhões no ano passado. "Esta é a principal celebração para o comércio nacional. Além das melhorias nos preços e da expectativa de redução das taxas de juros para os consumidores, a valorização cambial também desempenhou um papel significativo, possibilitando um aumento nas importações, com uma queda de 5,4% na taxa de câmbio em comparação com o mesmo trimestre de 2022", explica o economista responsável pela análise.


Fontes: Group Software,  Mídia Market.



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