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Branding: e o que a sua empresa tem com isso?


A todo o momento novos termos nascem para designar o que na verdade o bom e velho marketing já nos trouxe há algum tempo.  O tão famoso Branding é um deles. Mas o que é de fato esse tal de Branding e o que a sua empresa tem com isso? Tudo. Pelo menos se a sua empresa se preocupa em agregar cada vez mais valor a sua marca é preciso aprender sobre o que é e como implementar o Branding.


Quando surgiu o Branding e o que é?

Branding é um termo que surgiu no final da década de 1990 para se referir à Gestão de Marca. Desde então, tornou-se cada vez mais importante para as empresas, pois está diretamente relacionado à percepção que os clientes têm de uma marca e à maneira como eles se relacionam com ela.

O Branding é um compilado de ações e planejamentos que visa determinar como a sua marca será percebida pelos seus clientes. Ou seja, é o diferencial que vai permitir que o preço de seu produto ou serviço possa ser encarado não como um empecilho na decisão de compra, mas como algo justo a ser desembolsado perante a todo o valor agregado que essa aquisição representa. Em outras palavras, é a percepção de qualidade e valores agregados que fazem valer o preço pago.

Em outros termos, o Branding envolve a definição da identidade da marca, incluindo seu nome, logotipo, cores, tipografia, entre outros elementos visuais. Também inclui a definição de sua personalidade, valores, propósito e proposta de valor, que são a base da mensagem que a empresa deseja transmitir através do Branding.

E quando falamos em valores agregados, nos referimos a tudo. Exatamente tudo. Não adianta a sua empresa ter um logotipo legal, um slogan bacana, uma loja lindíssima super atual que tem toda a visão de marketing sensorial, produtos de excelente qualidade, se, por exemplo, o seu atendimento deixar a desejar. Se seu cliente se sentir frustrado por não encontrar o produto que procura ou comprar e não estar satisfeito com atendimento da loja, por exemplo. Aí, todo o seu investimento vai por água abaixo.

Além disso, o Branding  envolve a definição de estratégias de comunicação e marketing para transmitir essa mensagem de maneira clara e consistente, em todos os pontos de contato com o cliente. Isso inclui desde a embalagem do produto até o atendimento ao cliente, passando pela publicidade, redes sociais, site e todos os outros canais de comunicação.

A importância do Branding  para as empresas é clara: uma marca forte e bem gerenciada pode gerar mais vendas, fidelizar clientes, atrair novos consumidores e agregar valor ao negócio como um todo. Por outro lado, uma marca mal gerenciada pode levar a perdas financeiras, perda de clientes e imagem negativa da empresa.

O marketing é uma ferramenta fundamental para o Branding, pois é por meio dele que a mensagem da marca é transmitida ao público. O marketing ajuda a definir as estratégias de comunicação, a identificar o público-alvo, a definir os canais de comunicação mais adequados e a mensurar os resultados.

Para implementar um Branding  eficiente, é necessário seguir algumas dicas importantes. Em primeiro lugar, é preciso conhecer bem o público-alvo e entender suas necessidades, desejos e expectativas em relação à marca. É importante também definir uma identidade visual forte e consistente, que ajude a transmitir a mensagem da marca de maneira clara e memorável.

Outra dica importante é investir em experiências positivas para o cliente em todos os pontos de contato com a marca. Isso inclui desde o atendimento ao cliente até a experiência de compra em si, passando pela entrega do produto e o suporte pós-venda.

Além disso, é importante estar sempre atento às mudanças do mercado e do público-alvo, e ser capaz de se adaptar rapidamente a essas mudanças. É preciso também mensurar os resultados das estratégias de Gestão de Marca e marketing, para poder identificar pontos de melhoria e ajustar as estratégias conforme necessário.

Ou seja, tudo que diz respeito à sua empresa está relacionado ao Branding e ao Marketing. Como tudo funciona, ou não, é Gestão de Marca, e é o ponto que vai fazer seu cliente sentir que o preço mesmo mais alto que a sua concorrência é justo ou injusto, diante de todos os detalhes que envolvem o seu posicionamento.


Para implementar um plano de Branding eficaz, existem algumas dicas que podem ser úteis. Aqui estão cinco delas:

  • Defina claramente a identidade da marca: antes de começar a trabalhar em sua marca, você precisa saber exatamente quem ela é e qual é sua personalidade. Defina sua missão, visão, valores e público-alvo. Depois, crie uma estratégia de comunicação coerente com essa identidade.
  • Invista na experiência do cliente: a experiência do cliente é um dos principais fatores que determinam o sucesso de uma marca. Certifique-se de que seus clientes estão satisfeitos com o atendimento, com o processo de compra e com o pós-venda. O objetivo é criar uma experiência tão positiva que os clientes queiram voltar e recomendar a marca para outras pessoas.
  • Mantenha a consistência da marca em todos os pontos de contato: a consistência é crucial para construir uma marca forte e memorável. Certifique-se de que sua marca é reconhecível em todos os pontos de contato, como site, redes sociais, embalagens, anúncios, etc. Mantenha a mesma linguagem, cores, fontes e outros elementos visuais em todos os materiais de comunicação.
  • Esteja presente nas redes sociais: as redes sociais são uma das ferramentas mais poderosas para construir uma marca. Mantenha perfis atualizados e interaja com seu público. Publique conteúdo relevante e de qualidade que esteja alinhado com sua identidade de marca.
  • Monitore a reputação da marca: monitore constantemente o que as pessoas estão falando sobre sua marca na internet. Responda prontamente a comentários e críticas e busque soluções para problemas que possam surgir. A reputação da marca é um ativo valioso que deve ser protegido e cuidado.


Em resumo, o Branding é um conjunto de estratégias e ações que visam construir uma marca forte e consistente, que agregue valor aos produtos ou serviços oferecidos pela empresa. Implementar uma estratégia de Branding eficaz requer foco, planejamento, trabalho duro e investimento, mas os benefícios podem ser significativos, incluindo maior fidelidade dos clientes, melhores margens de lucro e uma imagem positiva e memorável no mercado.

Não existe fórmula mágica para uma Gestão de Marca eficiente. Existe foco, mente sempre aberta a se posicionar e a mudar sempre que possível, humildade para perceber e reconhecer suas falhas, e trabalho, muito, muito trabalho e investimento. Afinal, como já disse, tudo é Branding. Tudo é Marketing. Do sistema de pagamento à disposição de seus produtos. Do sorriso e cordialidade de seus colaboradores, a limpeza, climatização e iluminação de seu ponto de venda – PDV. Se uma peça desse quebra-cabeça não se encaixa, então é hora de repensar, analisar e rever como melhorar sempre.

Se você está procurando novas maneiras de enriquecer sua marca ou está pensando em definir melhor o seu negócio, entre em contato com a gente!


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