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As principais ferramentas do Marketing Digital


Com a internet cada vez mais fazendo parte da vida das pessoas, o marketing digital tem se tornado uma grande tendência nos últimos anos tornando novos e antigos empreendimentos mais visíveis aos olhos do cliente.
Hoje é extremamente comum que sejam buscadas referências e opiniões na rede sobre algum produto ou serviço que se queira contratar. Logo, uma empresa que não tem nenhuma citação neste meio, ou que se apresente da maneira errada, seria considerada invisível a estes clientes.
Abaixo, listamos algumas das principais ferramentas de marketing digital:

1. Website
É a porta de entrada da empresa para o cliente. Desta maneira, é indispensável que a página possua uma boa aparência e facilidade de utilização. Muitas empresas acabam por passar uma imagem ruim quando esta página é feita de qualquer maneira, apenas para que uma página da empresa exista.
Desta maneira, pode ocorrer até mesmo o efeito contrário, de o cliente não procurar o seu serviço por considerar que o website tem aparência ruim, logo concluindo que o produto deve seguir o mesmo padrão. Então, é de extrema importância que o seu website passe credibilidade ao cliente, e não somente informações.

2. Loja Virtual
Geralmente usada junto com o website, acaba sendo como uma extensão do mesmo. Com o consumidor tendo cada vez menos tempo e menos necessidade de sair de casa, é comum que esteja se acostumando com a prática da compra direto pela internet. Hoje em dia é extremamente simples e seguro fazer compras desta maneira.
Por muitas vezes as pessoas têm optado pela loja virtual pela comodidade. A facilidade de comprar em casa evitando o stress de se arrumar, sair, enfrentar filas e/ou esperar os horários de atendimento é um grande fator a ser considerado na hora da compra, mesmo que o produto ou serviço esteja acima do preço de mercado.

3. Gerenciamento de Redes Sociais
Segundo uma pesquisa feita em 2015 pela empresa americana ComScore, o brasileiro passa quase 10 horas de seu tempo por dia em redes sociais. Este valor está muito acima da média da maioria dos outros países.
Desta maneira, este se torna um meio de comunicação que terá uma maior facilidade de atingir o cliente. Mesmo que não seja uma propaganda direta, uma postagem em uma rede social é o que muitas vezes irá chamar a atenção do cliente e o levará à sua página ou loja virtual, onde realmente irá conhecer todos os seus serviços e informações da empresa.
Porém, é importante que estas páginas estejam sempre atualizadas e gerando conteúdo, para que não caia no esquecimento devido à grande quantidade de conteúdo sendo gerado todos os dias nestes meios.

4. E-Mail Marketing
Outra maneira de se aproximar e manter os seus clientes, porém mais direta ao público alvo. O e-mail marketing pode conter mensagens comerciais, com ofertas de produtos e serviços, ou pode ser também uma newsletter, com informações sobre a empresa, bem como novidades do mercado ou novos serviços que possam ser de interesse do cliente.

5. SEO
SEO trabalha com a otimização de websites, tornando-os mais visíveis aos resultados das páginas de busca (como o Google, por exemplo). A sigla significa “Search Engine Optimization”, inglês para Otimização de Mecanismos de Busca, e trabalha em cima dos algoritmos dos buscadores, fazendo com que atinjam posições mais próximas ao início da pesquisa.

6. APPs
Hoje, a quantidade de acessos à internet no Brasil é muito maior em smartphones e tablets do que em computadores pessoais. O cenário móbile teve um grande crescimento em 2015, e hoje tem se tornado o principal meio de acesso à rede em vários países.
Por este motivo, muitas empresas têm desenvolvido aplicativos para facilitar a utilização de seus serviços com os clientes. Os bancos, por exemplo, têm se tornado cada vez mais utilizadas apenas pelo celular. Visitas às agências são muito menos comuns do que eram há muito pouco tempo. Assim, chega a ser altamente intuitivo que esta plataforma seja cada vez mais utilizada dentro do marketing digital.

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