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O que é marketing digital?

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MARKETING DIGITAL

Marketing digital é um termo popular para designar o bom e velho marketing, a diferença é que o marketing é aplicado no meio digital. Mas então o que é marketing? Nume definição bemmm simplista, marketing é o setor de uma empresa responsável pela estratégia de vendas de uma empresa.

Podem ser utilizados no marketing digital diversas ferramentas, como email marketing, SEO, marketing nas redes sociais, anúncios pagos e diversas outras estratégias que podem ser implementadas.

 

Origem do marketing digital

            Antes dos anos 90, as formas mais comuns de se fazer marketing era através dos meios de comunicação da época, como jornais, revistas, rádio, televisão e o telefone (o famoso “telemarketing”). Outras táticas utilizadas eram os pôsteres e os outdoors, sendo esse último muito popular por seu tamanho permitir que fosse visto de grandes distâncias.

            Entretanto, a partir dos anos 90 e, principalmente, no início dos anos 2000, uma nova forma de se fazer marketing começou a ganhar espaço, e o marketing digital veio a se popularizar. A criação das primeiras redes sociais e mecanismos de busca como Yahoo e Google permitiram que as empresas pensassem em novas formas de atingir seu público-alvo, como o marketing no Facebook e Instagram e a preocupação com o SEO.

 

As vantagens do marketing digital

            O número de pessoas conectadas na internet e utilizando redes sociais, o Google e outras diversas ferramentas online vem crescendo a cada dia. Para se ter uma ideia, em 2019, de acordo com a Emarsys, 42% da população mundial utiliza ao menos uma rede social, isso são 3,2 BILHÕES de pessoas conectadas. Por isso, o marketing digital se torna uma ferramenta que facilita e beneficia muito tanto grandes quanto pequenas empresas, agregando ao marketing tradicional.

  • Custo-benefício

            Os custos do marketing digital quando comparados a valores do marketing tradicional (como um anúncio na TV ou rádio) são muito menores. Pequenas e médias empresas conseguem investir nessa área e obter resultados expressivos, melhorando suas vendas e conquistando novos clientes.

 

  • Mensuração de resultados

            É possível obter dados sobre os resultados das ações de marketing digital com facilidade, o que permite entender melhor onde as estratégias estão realmente funcionando e onde precisam melhorar, diferente de campanhas de marketing tradicionais, em que não se observam dados precisos em relação aos resultados reais (se está realmente atingindo o público-alvo e o quanto está atingindo).

  • Segmentação

É possível segmentar seu público-alvo de forma a fazer campanhas específicas para quem vai efetivamente consumir seu trabalho ou produto. Uma campanha tradicional pode ter muita visibilidade, mas acabar gerando poucas vendas a partir disso, pois não está atingindo seu público-alvo de forma correta.

Estratégias de marketing digital

            Existem diversas estratégias de marketing digital que podem ser implementadas com o objetivo de aumentar as vendas de uma empresa, construir uma marca, conquistar novos clientes, entre outros. Algumas dessas técnicas são:

- As redes sociais são um canal do marketing digital com muita eficácia tanto em comunicação com seus clientes e possíveis clientes (leads), quanto para as vendas em si. É importante escolher a rede social adequada para o seu tipo de negócio e que vai conseguir se conectar com o seu público-alvo, como Instagram, Facebook, Linkedin, Twitter. Além disso, é importante que nas redes sociais não se tenha apenas número de seguidores, mas sim interação com esse público, gerando conteúdo que interesse e leve a uma troca de informações.

- Email marketing é a comunicação da empresa com seus clientes e contatos através do email, podem ser utilizadas estratégias como promoção de produtos ou serviços, informativos sobre a empresa ou dicas para seus clientes.

- Marketing de conteúdo é uma estratégia com objetivo de atrair seu público-alvo por meio de publicações com informações importantes referentes ao seu segmento e visualmente atraentes. Pode ser feito por meio das próprias redes sociais, site da empresa ou blog.

- SEO significa otimização para mecanismos de busca e consiste em fatores que podem ser otimizados na sua página, como títulos, links, uso de tags, carregamento do site e diversos outros, com objetivo de fornecer um bom posicionamento na busca do Google.

Os 4 Ps do marketing

  • Produto

O produto ou serviço é aquilo que será oferecido ao cliente e envolve todos fatores além do produto em si, como design, embalagem, durabilidade, garantia e etc. Para produzir um produto que se destaque, é importante conhecer todas características do produto e do público que vai consumi-lo, como quais os diferenciais e as novidades desse produto comparado aos outros, o que o público necessita relacionado aquele produto (o que ele vai suprir no seu cliente), o processo de produção e por aí vai.

  • Preço

O preço além da descrição óbvia que envolve todos custos de produção do produto como produção, entrega, mão de obra, divulgação, venda entre outros, também está ligado ao valor agregado ao produto. Um tênis da Nike consegue ser vendido por um valor muito maior do que qualquer tênis de marca não conhecida e com design semelhante, por que isso é possível? A Nike construiu uma identidade por anos e tem uma marca consolidada, os tênis vendidos por ela não são somente um produto, mas carregam junto um nome e isso aumenta o valor de venda.

  • Praça

A praça está relacionada ao local onde o produto será distribuído e vendido, como uma loja online, uma loja física em um shopping ou no centro. Deve ser pensado considerando o público, as possibilidades da empresa (locais físicos tem custos de aluguel, despesas de água, luz, internet), o quanto aquele local terá visibilidade no mercado.

  • Promoção

A promoção envolve como aquele produto ou serviço será divulgado. Está relacionado com as estratégias de marketing que serão utilizadas, os canais de divulgação, a publicidade pensada diretamente para o público que você espera que consuma o seu produto.