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Meu e-commerce não está vendendo. E agora?


Segundo um estudo da ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o Brasil fechou 2013 com aproximadamente 37 mil lojas online e em 2014 esse número deve passar dos 45 mil, porém, dessas 37 mil lojas, apenas 30%, ou seja aproximadamente 11.100 lojas, vendem mais do que 10 produtos. Ao mês! Isso mesmo que você leu, 70% das lojas online não vendem mais do que 1 produto, em média, a cada 3 dias.

Esse número é alarmante ainda mais para você que está pensando em entrar no mundo do comércio eletrônico. Caso a projeção da ABCOMM se confirme e a porcentagem se mantenha, deveremos ter em 2014, apenas 13.500 lojas online vendendo mais do que 10 produtos ao mês. Isso fará com que o mercado continue a ser dominado pelas grandes lojas e os pequenos empresários desistam do negócio.

Sabe-se que os grandes varejistas, que estão há anos no mercado de loja de rua  e shoppings tendem a dominar, mas como sempre dizemos no mercado, há espaço para todos. No e-commerce, temos visto pequenas lojas não faturando o que grandes empresas faturam, mas fazendo um trabalho correto, passo de formiga, testando Google, E-mail, Buscapé, parcerias, Redes Sociais, Blogs e outras ferramentas até achar o que mais dá resultado. Testa-se campanhas, banners, peças de e-mail, descontos, políticas, se trabalha o atendimento, a entrega.

Tudo é testado exaustivamente até se chegar ao ponto de equilíbrio. Depois desse ponto, está na hora de começar a entender onde ir aprimorando, onde fazer novos testes, onde inovar. Chegou-se o momento de inovar, todos gostam de falar, poucos tem peito para agir, mas m um conselho que dou, antes de inovar, olhe e veja se a lição de casa está feita!

Seu e-commerce não vende. Bom, você está com tudo equilibrado? Seu site está limpo, está com uma boa usabilidade? Seus produtos são bons? Tem promoções agressivas? Como está o seu preço frente a concorrência? Sua campanha de e-mail marketing é efetiva? O Google lhe traz pelo menos 60% dos acessos ao site e no Buscapé você é o mais barato mesmo? Sua estratégia é preço? Você tem esse preço? Tem frete grátis? A operação paga o frete grátis? Seu atendimento é bom? Responde com rapidez e eficiência a todos os e-mails e telefonemas? Se preocupa com a reputação da sua marca? Como está a sua presença me Redes Sociais? Só post e sem interação? Sem conteúdo? Sem FaceAds?

Seu e-commerce não está vendendo. E agora? Faça o básico e as vendas vão crescer. Tenha paciência para entender que no começo muito dinheiro é jogado fora. Saiba contratar pessoas que entendem e muito cuidado com o barato, pois o barato sai caro no e-commerce, e o caro, significa que muitas operações terminam por isso!

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