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Whatsapp Uma ferramenta de vendas eficaz


WhatsApp, uma ferramenta eficaz de vendas
Você sabia que o WhatsApp é uma das ferramentas mais eficazes em viabilizar o contato direto e instantâneo entre as pessoas? Portanto, se você deseja fortalecer o vínculo com seu público é imprescindível que você invista no uso da ferramenta. Afinal, com a criação da versão Business do WhatsApp, em 2018, a ferramenta tornou-se uma aliada especial para os pequenos e grandes negócios, principalmente, por promover a aproximação com o público da empresa e por facilitar as negociações.

Você deve estar se perguntando, nesse momento: “Mas o que a minha empresa tem a ver com isso?” E eu te respondo: se ela visa conquistar uma parcela desse universo de usuários da internet que não para de crescer aqui no Brasil — e no Mundo todo — ela tem tudo a ver.

Daí você deve estar se perguntando: “Ok, eu já sei disso tudo, mas como, na prática, eu uso essas redes sociais para gerar mais vendas para o meu negócio?” O WhatsApp é o contato direto que você tem com o seu cliente. Com ele você consegue colocar informações sobre atendimento, mensagens automáticas e organizar os contatos com os seus clientes. Ele também tem um aplicativo para computador, além da versão Business, que permite um contato direto, agilizando o atendimento aos seus clientes.

Além disso, é possível criar links que direcionam seu atendimento para o seu WhatsApp. Esse link pode ser colocado no Facebook no botão inicial (fale conosco), nos botões de seus anúncios de Facebook e Instagram (saiba mais), na biografia de seu Instagram, no seu site e na capa de seu canal do YouTube. Quando o usuário clica nesses locais onde esse link está inserido, ele é imediatamente direcionado para o seu WhatsApp, mesmo que ele ainda não tenha o seu número no telefone. Nesse momento, além de você ter a oportunidade de começar um atendimento, você acaba de captar mais um contato para seu mailing. Além disso, sempre que você tiver necessidade de promover algum produto/serviço, você pode fazer uma lista de transmissão e enviar para os seus contatos. É a certeza de que seu cliente será impactado com seu conteúdo. E para deixar tudo ainda melhor: muito em breve será possível patrocinar anúncios via WhatsApp para captar novos clientes!

Mas você ainda não sabe porque a sua empresa deve investir no uso do WhatsApp?

Você deve ter em vista que o WhatsApp Business é a versão do aplicativo destinada à geração de negócios. Seja para empresas, ou para profissionais liberais; ele é uma ferramenta incrível que irá facilitar o seu dia a dia profissional. Veja alguns benefícios dessa versão:

- Botão do Facebook com WhatsApp: com o WhatsApp Business, você pode vincular a sua página do Facebook com o seu WhatsApp, inclusive, alterando o botão da página para fazer o direcionamento instantâneo para o aplicativo;
- Informações comerciais no aplicativo: com a versão Business você pode inserir horário de atendimento, site e endereço físico (se sua empresa tiver);
- Mensagens automáticas: nessa versão, você pode criar e programar mensagens de saudação, ausência e mensagens rápidas para agilizar seu atendimento;
- Etiquetas de Atendimento: sinalize as situações de clientes ativos, inativos, leads e outros, utilizando as etiquetas.
- Catálogos de vendas: crie um catálogo de produtos e tenha ainda mais visibilidade para vender mais!

Além disso, o aplicativo de negócios disponibiliza estatísticas que o ajudarão em suas estratégias de marketing.

Divulgue seu WhatsApp Business

É relevante, para os usuários do WhatsApp Business, a sua conexão e divulgação em outras redes sociais. Conforme pontuamos acima, o Facebook disponibilizou o botão de “WhatsApp” nas páginas de seus usuários, desta forma, o usuário é direcionado diretamente à conversa com a empresa.

Contudo, ainda é necessário adicionar o link do WhatsApp na biografia do Instagram, por exemplo, mas também facilita a centralização do contato em uma rede.

Aumentando a conversão de vendas

Já falamos por aqui sobre o quanto o WhatsApp pode ser uma ferramenta poderosa no atendimento de uma empresa. Mas, você sabe como usá-lo para aumentar a sua conversão de vendas?

Se ainda não, fique tranquilo, bolamos algumas dicas bem bacanas que podem te ajudar a vender mais, se sim, confere também, sempre há algo a mais para se aprender, não é mesmo?

01 — WhatsApp Business: Além das funções que o aplicativo normalmente oferecia, a versão WhatsApp Business permite que você configure informações de sua empresa que aparecerão como um "cartão de visitas" para o seu cliente, são elas: site, informações de horário de atendimento, endereço físico e telefone de atendimento.

Ainda permite que você configure mensagens de respostas imediatas para serem enviadas em dias e horários que excedem o horário de atendimento de sua empresa. Você também pode — essa é uma dica super importante — criar "tags" de marcação nos contatos, ou seja, você pode marcar cada contato do seu WhatsApp Business de uma forma específica, como LEAD, cliente, ex cliente, fornecedor e outros. Isso vai te ajudar no controle do atendimento de sua empresa. Além disso, você pode criar um link de direcionamento para usar nas redes sociais através do seu WhatsApp Business, assim você pode direcionar seus clientes para o atendimento do seu WhatsApp Business por anúncios e publicações nas redes sociais.

Você baixa o WhatsApp Business gratuitamente na loja de seu ‘smartphone’!

02 — Tenha um WhatsApp específico para sua empresa: parece besteira pensar nisso, mas acredite que isso é fundamental. É muito importante que sua empresa tenha um WhatsApp e você, como pessoa física, tenha o seu. Afinal, se você sair de férias o WhatsApp da empresa ainda precisa operar, não é mesmo? Além de que, os clientes entram em contato no horário em que eles têm disponível, mas isso não quer dizer que seja o horário de atendimento da sua empresa.

É importante definir o horário de atendimento, inclusive, para evitar frustrações com clientes acostumados a serem atendidos além do horário de atendimento do seu negócio. Afinal, um dia poderá não ser possível atender aquele cliente que entra sempre em contato à meia-noite, por exemplo. Horário é horário e o cliente precisa entender isso desde sempre.

03 — Nada de criar grupos com clientes: acredite, cada pessoa usa o WhatsApp deve pertencer a pelo menos uns cinco grupos, que geram uma demanda louca de mensagens; é grupo de família, de amigos da escola, da faculdade, do futebol, da empresa, do condomínio e por aí vai. Isso gera um acúmulo expressivo de informações e dispersões, o que fazem as pessoas a saírem de grupos que não fazem parte de seu convívio diário com frequência, além das hipóteses de atritos e postagens fora do contexto da sua empresa, o que pode ser muito prejudicial á sua marca.

Mas como eu faço para mandar promoções para os meus clientes de uma só vez, se não devo criar grupos? Tem uma maneira super simples e eficaz que ensinamos a seguir.

04 — Crie LISTAS DE TRANSMISSÃO: crie listas de transmissão em seu WhatsApp para enviar promoções, descontos e avisos para os seus clientes. Isso te ajudará a enviar uma mensagem para um número de contatos o que você deseja comunicar em poucos cliques, contudo, se alguém te responder, apenas você receberá a resposta, evitando aquela enxurrada de perguntas e respostas para todos, permitindo que você foque cada atendimento como tem que ser — pessoal — além de garantir controle sobre o que é compartilhado. Além disso, cada contato da lista não sabe haver outras pessoas recebendo o mesmo conteúdo, é como se fosse um e-mail com cópia oculta, todos recebem, mas ninguém se enxerga.

Você poderá usar as listas de transmissão por várias vezes, enquanto não exclui-las.

05 — Use, mas não abuse: o WhatsApp é uma excelente ferramenta de atendimento e vendas. Use-o muito para se comunicar com seus clientes, porém, não abuse de disparos com promoções, pois isso pode deixar seu cliente de saco cheio. Evite ser um ‘spam’, use-o com moderação na hora de enviar promoções. Ok?

06 — Divulgue o seu WhatsApp: divulgue ao máximo o WhatsApp de sua empresa, deixe-o em evidência nas postagens de redes sociais, site, loja física e ‘online’. Quanto mais o seu cliente ver seu WhatsApp, melhor.

07 — Salve todos os contatos que receber: recebeu um contato no WhatsApp de sua empresa? Salve-o imediatamente com o máximo de informações que tiver, e se tiver usando a versão WhatsApp Business não esqueça de marcar esse contato com uma etiqueta especifica para seu controle.

08 — Use o STATUS do WhatsApp: se você vai fazer um story para o Instagram e para o Facebook, compartilhe com seus contatos do WhatsApp. Muita gente usa o status do WhatsApp, e você pode criar promoções exclusivas para ele, afinal, assim como stories do Instagram e Facebook ele fica no ar só 24 horas, e quem viu viu; e quem não viu perdeu o frete grátis, o descontão e o cupom.

finalizando

O Business possibilitou o contato mais próximo das empresas com os seus públicos de forma segura, visto que o perfil das empresas é verificado previamente. Conforme os últimos dados divulgados pela plataforma, o WhatsApp atinge mais de 1,5 bilhões de usuários. Viu só, como dá para abusar do WhatsApp para gerar mais vendas para o seu negócio?

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