Conteúdo originalmente publicado em 21/11/2017
Atualizado em 27/01/2023
O mercado varejista é um dos mais competitivos de nossa economia. Com a evolução das tecnologias de informação, as possibilidades de empreender se tornaram ainda mais acessíveis a qualquer pessoa que tenha o sonho de montar seu próprio negócio.
Mas, saber como aumentar as vendas e os lucros no varejo é uma estratégia essencial para os gestores que focam no crescimento de suas empresas, ter mais vendas e, em consequência, ter mais visibilidade de marca só é possível para aqueles que estão dispostos a testar, errar e a aprender. Afinal, existem inúmeros segmentos e ações de marketing que podem ser implementadas, e para que isso seja realizado com satisfação, é preciso testar, analisar depois aplicar de forma definitiva ou não, sempre, observando as mudanças e acontecimentos do mercado e do mundo.
Para se destacar no meio desse cenário competitivo, algumas ações simples podem fazer a diferença em seus negócios. E pensando nisso a Govoni separou oito dicas que podem movimentar as vendas.
1. Comunique-se de modo eficaz
Estabeleça uma estratégia de comunicação eficiente para atingir seu público-alvo. Procure conhecer o perfil dos clientes que você pretende atingir, e busque informações sobre os seus hábitos de consumo das mídias. Questiona-se: como se comunicam? O que mais consomem nas redes sociais? Quais são as necessidades e problemas que enfrentam? O que mais compram? Quais canais acessam mais? Entre outras perguntas que possam auxiliá-lo a compreender melhor a persona da sua marca.
A divulgação em massa pode ser feita por meio de mídias mais tradicionais que costumam atingir uma grande parcela da população, mas isso não exclui a necessidade de uma abordagem mais pontual, já que diariamente somos bombardeados por inúmeras ações de marketing.
Uma alternativa barata e pontual são ações nas redes sociais. Mas lembre-se busque entender e conhecer o que seu público consome de mídias antes de sair investindo onde não lhe dará retorno.
2. Trabalhe o SEO
O Search Engine Optimization (SEO), ou otimização para mecanismos de busca, é um investimento capaz de trazer diversos benefícios para as empresas. Pratique a otimização de páginas para atrair mais clientes a partir do seu site, aumentando as chances de aparecer nos resultados de busca além de oferecer uma experiência ao usuário.
Planeje a criação de conteúdo das suas redes sociais, utilize palavras-chaves específicas relacionadas ao seu segmento, fazendo com que mais pessoas conheçam e tornem-se seus clientes.
3. Aposte no networking
Interagir com as pessoas ainda é a melhor forma de abrir portas. Busque saber onde os donos de outras empresas costumam frequentar, e frequente também. Isso não quer dizer que estas pessoas irão se tornar seus clientes, mas podem passar a falar bem de sua empresa, e até indicando. Afinal, quem tem boca vai a Roma!
4. Firme parcerias
Identifique quais são as empresas que têm mais apelo com o seu público e busque firmar parcerias com elas. De preferência, opte por empresas de produtos ou serviços que “complementam a venda do seu produto”. Pode ser uma academia, um restaurante ou qualquer local que seus potenciais consumidores frequentem.
Acredite: firmar parcerias podem ampliar a visibilidade da sua marca, permitindo a comunicação com o público-alvo e maior custo benefício.
5. Esteja presente
É essencial tornar a empresa conhecida no ambiente do público-alvo. Para saber onde esses possíveis clientes estão, você terá de pesquisar sobre eles. Busque entender como seu público pensa, o que consome, o que sente, como vive. Feito isso, mapeie onde essas pessoas estão e marque presença de maneira criativa.
6. Exceda as expectativas do cliente
“Nunca pergunte ao seu cliente o que ele quer. Mostre a ele o que ele precisa.” O importante não é apenas se preocupar em vender, mas sim em vender a coisa certa para cada um. Um freguês bem atendido pode recomendar ou não a empresa. Mas, quando o atendimento é espetacular, ele certamente recomendará o estabelecimento. Portanto, ofereça soluções, atenda as necessidade do consumidor e ofereça a melhor opção que resolva seu problema.
7. Invista no atendimento
Embora todo mundo saiba que um bom atendimento é um dos fatores primordiais para a satisfação dos clientes, muitas empresas ainda pecam nesse quesito. Por isso, busque constantemente alternativas e soluções que qualifiquem e melhorem a cada dia o seu atendimento, esteja sempre disponível, ofereça sempre canais qualificados e completos para os seus clientes, evitando filas de espera.
Uma boa experiência de compra envolve atenção, benefícios, brindes ou vantagens que estimulem o consumidor a fechar negócio naquele momento.
8. Tenha Suporte ao Cliente
Não adianta apenas investir no atendimento e esquecer o pós-venda, esteja disponível e reserve um canal específico para fornecer o suporte que seus clientes precisam após comprarem na sua empresa, seja para dicas, esclarecimento de dúvidas e/ou para resoluções de problemas sobre um determinado produto ou serviço. Acompanhe o cliente em todas as etapas de compras, mostrando-se disponível para quando ele precisar.
9. Motive a equipe
Estimule a sua equipe mostrando a ela que a meta é possível de ser batida, e que vale muito a pena se esforçar ao máximo para batê-la. Forneça treinamento adequado e as melhores ferramentas e recursos que os funcionários utilizam no dia a dia da empresa, compartilhe seus conhecimentos e experiências para que todos possam aprender juntos e a fortalecer o relacionamento da equipe. Ofereça premiações pelos objetivos atingidos, afinal, o conhecimento pode vir tanto por meio de comissões, por exemplo, como ter um foco mais emocional – vale elogio em público, feedback positivo ou demonstração de confiança.