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10 Dicas para aumentar suas vendas



Conteúdo originalmente publicado em 21/11/2017

Atualizado em 27/01/2023


O mercado varejista é um dos mais competitivos de nossa economia. Com a evolução das tecnologias de informação, as possibilidades de empreender se tornaram ainda mais acessíveis a qualquer pessoa que tenha o sonho de montar seu próprio negócio.

Mas, saber como aumentar as vendas e os lucros no varejo é uma estratégia essencial para os gestores que focam no crescimento de suas empresas, ter mais vendas e, em consequência, ter mais visibilidade de marca só é possível para aqueles que estão dispostos a testar, errar e a aprender. Afinal, existem inúmeros segmentos e ações de marketing que podem ser implementadas, e para que isso seja realizado com satisfação, é preciso testar, analisar depois aplicar de forma definitiva ou não, sempre, observando as mudanças e acontecimentos do mercado e do mundo.

Para se destacar no meio desse cenário competitivo, algumas ações simples podem fazer a diferença em seus negócios. E pensando nisso a Govoni separou oito dicas que podem movimentar as vendas. 

1. Comunique-se de modo eficaz

Estabeleça uma estratégia de comunicação eficiente para atingir seu público-alvo. Procure conhecer o perfil dos clientes que você pretende atingir, e busque informações sobre os seus hábitos de consumo das mídias. Questiona-se: como se comunicam? O que mais consomem nas redes sociais? Quais são as necessidades e problemas que enfrentam? O que mais compram? Quais canais acessam mais? Entre outras perguntas que possam auxiliá-lo a compreender melhor a persona da sua marca.

A divulgação em massa pode ser feita por meio de mídias mais tradicionais que costumam atingir uma grande parcela da população, mas isso não exclui a necessidade de uma abordagem mais pontual, já que diariamente somos bombardeados por inúmeras ações de marketing.

Uma alternativa barata e pontual são ações nas redes sociais. Mas lembre-se busque entender e conhecer o que seu público consome de mídias antes de sair investindo onde não lhe dará retorno.

2. Trabalhe o SEO

O Search Engine Optimization (SEO), ou otimização para mecanismos de busca, é um investimento capaz de trazer diversos benefícios para as empresas. Pratique a otimização de páginas para atrair mais clientes a partir do seu site, aumentando as chances de aparecer nos resultados de busca além de oferecer uma experiência ao usuário. 

Planeje a criação de conteúdo das suas redes sociais, utilize palavras-chaves específicas relacionadas ao seu segmento, fazendo com que mais pessoas conheçam e tornem-se seus clientes.

3. Aposte no networking

Interagir com as pessoas ainda é a melhor forma de abrir portas. Busque saber onde os donos de outras empresas costumam frequentar, e frequente também. Isso não quer dizer que estas pessoas irão se tornar seus clientes, mas podem passar a falar bem de sua empresa, e até indicando. Afinal, quem tem boca vai a Roma!


4. Firme parcerias

Identifique quais são as empresas que têm mais apelo com o seu  público e busque firmar parcerias com elas. De preferência, opte por empresas de produtos ou serviços que “complementam a venda do seu produto”. Pode ser uma academia, um restaurante ou qualquer local que seus potenciais consumidores frequentem.

Acredite: firmar parcerias podem ampliar a visibilidade da sua marca, permitindo a  comunicação com o público-alvo e maior custo benefício.

5. Esteja presente

É essencial tornar a empresa conhecida no ambiente do público-alvo. Para saber onde esses possíveis clientes estão, você terá de pesquisar sobre eles. Busque entender como seu público pensa, o que consome, o que sente, como vive. Feito isso, mapeie onde essas pessoas estão e marque presença de maneira criativa.

6. Exceda as expectativas do cliente

“Nunca pergunte ao seu cliente o que ele quer. Mostre a ele o que ele precisa.” O importante não é apenas se preocupar em vender, mas sim em vender a coisa certa para cada um. Um freguês bem atendido pode recomendar ou não a empresa. Mas, quando o atendimento é espetacular, ele certamente recomendará o estabelecimento. Portanto, ofereça soluções, atenda as necessidade do consumidor e ofereça a melhor opção que resolva seu problema.

7. Invista no atendimento

Embora todo mundo saiba que um bom atendimento é um dos fatores primordiais para a satisfação dos clientes, muitas empresas ainda pecam nesse quesito. Por isso, busque constantemente alternativas e soluções que qualifiquem e melhorem a cada dia o seu atendimento, esteja sempre disponível, ofereça sempre canais qualificados e completos para os seus clientes, evitando filas de espera.

Uma boa experiência de compra envolve atenção, benefícios, brindes ou vantagens que estimulem o consumidor a fechar negócio naquele momento.

8. Tenha Suporte ao Cliente

Não adianta apenas investir no atendimento e esquecer o pós-venda, esteja disponível e reserve um canal específico para fornecer o suporte que seus clientes precisam após comprarem na sua empresa, seja para dicas, esclarecimento de dúvidas e/ou para resoluções de problemas sobre um determinado produto ou serviço. Acompanhe o cliente em todas as etapas de compras, mostrando-se disponível para quando ele precisar.

9. Motive a equipe 

Estimule a sua equipe mostrando a ela que a meta é possível de ser batida, e que vale muito a pena se esforçar ao máximo para batê-la. Forneça treinamento adequado e as melhores ferramentas e recursos que os funcionários utilizam no dia a dia da empresa, compartilhe seus conhecimentos e experiências para que todos possam aprender juntos e a fortalecer o relacionamento da equipe. Ofereça premiações pelos objetivos atingidos, afinal, o conhecimento pode vir tanto por meio de comissões, por exemplo, como ter um foco mais emocional – vale elogio em público, feedback positivo ou demonstração de confiança.