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Empreendedorismo feminino: o que é, números e principais exemplos


Com o avanço nas garantias de diretos femininos rumo à equidade entre os gêneros, as mulheres têm tido maiores oportunidades na busca por seu protagonismo econômico ativo e forte no cenário familiar e na comunidade.

Atualmente, cerca de 25% das empresas brasileiras são lideradas por mulheres empreendedoras, o que representa um contingente de aproximadamente 9,3 milhões de empreendedoras no país, segundo dados do Sebrae.

As mulheres empreendedoras brasileiras geram cerca de 3,3 milhões de empregos formais e informais e são responsáveis por movimentar cerca de R$ 860 bilhões na economia brasileira, de acordo com um estudo divulgado em 2021 pela consultoria McKinsey.

Lado a lado a este movimento feminino de independência financeira, o empreendedorismo feminino também cresce aceleradamente no Brasil e no mundo inteiro.

Segundo a plataforma de rede social profissional LinkedIn, mesmo com a crise sanitária causada pela pandemia do COVID-19 em 2020, as mulheres se destacaram no segmento do empreendedorismo, registrando no período no Brasil 41% de mulheres que iniciaram algum negócio próprio. Muitas embaladas pela necessidade de recolocação profissional, outras pela necessidade de buscar mais flexibilidade de horários entre trabalho e cuidar de filhos e casa.

Ainda, os dados apresentados pela rede social mostram que a representação da liderança feminina no Brasil é de 27%, o que coloca o Brasil na 27ª posição dos países citados pela pesquisa, ainda abaixo da média global de 31%. Porém, desde 2016, ano em que começou a coleta desses dados pela plataforma, o empreendedorismo feminino vem em constante crescimento de forma mais acelerada. No ano de 2019, a alta havia sido de 19% entre as mulheres e 10% entre os homens, em relação a 2018. Mesmo com uma desaceleração após o pico da Covid-19 em 2020, as participações acumulam um crescimento de 99% entre as mulheres e 54% entre os homens entre 2016 e 2021.

Diante desse cenário, é importante incentivá-las a seguirem na busca pelo protagonismo. Para isso, apresentamos três histórias de sucesso no empreendedorismo feminino brasileiro:

A primeira é a mais conhecida, um exemplo de sucesso a todos: Luiza Helena Trajano, dona do Magazine Luiza. Depois de assumir a diretoria de uma pequena rede de lojas da família no interior de São Paulo, Luiza foi uma visionária ao apostar no e-commerce quando essa forma de vender ainda engatinhava no Brasil. Desde que a empresa abriu seu capital para investimento, valorizou-se em 1000% e hoje seu valor de mercado é R$ 37 bilhões.

Nosso segundo case é o de Sônia Hess, que assumiu a presidência do negócio que sua família tinha há 50 anos em Santa Catarina. Sua gestão intensificou investimentos em infraestrutura, tecnologia, gestão e impulsionou a marca Dudalina a ser a maior exportadora de camisas do país. Em 2014 a empresa anunciou a fusão com a concorrente Restoque e dobrou seu valor de mercado para R$ 1,7 bilhão.

O terceiro exemplo de protagonismo é o de Camila Farani. Ela é co-fundadora do grupo Mulheres Investidoras Anjo que incentiva mulheres empreendedoras. Também começou trabalhando dentro do negócio da família: uma tabacaria. Anos depois tornou-se sócia do negócio e logo empreendeu em seu negócio próprio. Hoje ela investe em mais de 30 startups e é uma das maiores referências em investimento anjo no Brasil.

Aqui vão algumas dicas práticas para mulheres que desejam ingressar no empreendedorismo:

1 - Faça uma pesquisa de mercado: Antes de começar um negócio, é importante fazer uma pesquisa de mercado para entender o que já existe e o que é necessário para se destacar. Isso inclui conhecer bem o seu público-alvo, suas necessidades e desejos.


2 - Identifique suas habilidades e interesses: Para ter sucesso no empreendedorismo, é importante identificar suas habilidades e interesses, e buscar um negócio que esteja alinhado com suas paixões e talentos. Isso irá aumentar sua motivação e chances de sucesso.

3 - Busque apoio e mentoria: O empreendedorismo pode ser um caminho desafiador, mas é importante lembrar que você não precisa fazer tudo sozinha. Busque apoio de amigos e familiares, participe de grupos de empreendedorismo ou busque mentoria de mulheres que já estão no mercado.

4 - Esteja disposta a aprender e se adaptar: O empreendedorismo exige que você esteja sempre aprendendo e se adaptando às mudanças. Esteja aberta a feedbacks, busque aprender com seus erros e esteja sempre disposta a experimentar coisas novas.

5 - Tenha um plano de negócios: Para ter sucesso no empreendedorismo, é importante ter um plano de negócios bem estruturado. Isso inclui definir seus objetivos, metas, estratégias de marketing, orçamento e cronograma.

6 - Acredite em si mesma: Por fim, é importante lembrar que o empreendedorismo é um caminho desafiador, mas também muito gratificante. Acredite em si mesma e em seu potencial, mantenha-se motivada e focada em seus objetivos, e nunca desista de seus sonhos.

Com essas informações, esperamos ter mostrado o quão importante é o empreendedorismo feminino para a economia brasileira e a necessidade de investir cada vez mais no apoio e incentivo às mulheres empreendedoras.


Se você é uma mulher que deseja ingressar no empreendedorismo, saiba que há muitas oportunidades e recursos disponíveis para ajudá-la a alcançar seus objetivos. Não tenha medo de dar o primeiro passo e perseguir seus sonhos.

Com determinação, habilidades e conhecimentos, você também pode se tornar uma empreendedora de sucesso e contribuir para a transformação econômica e social do Brasil, e se precisar de um apoio em seu marketing e comunicação nós da Govoni Marketing Digital estamos aqui a sua disposição! 


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