Com o avanço nas garantias de diretos femininos rumo à equidade entre os gêneros, as mulheres têm tido maiores oportunidades na busca por seu protagonismo econômico ativo e forte no cenário familiar e na comunidade.
Atualmente, cerca de 25% das empresas brasileiras são lideradas por mulheres empreendedoras, o que representa um contingente de aproximadamente 9,3 milhões de empreendedoras no país, segundo dados do Sebrae.
As mulheres empreendedoras brasileiras geram cerca de 3,3 milhões de empregos formais e informais e são responsáveis por movimentar cerca de R$ 860 bilhões na economia brasileira, de acordo com um estudo divulgado em 2021 pela consultoria McKinsey.
Lado a lado a este movimento feminino de independência financeira, o empreendedorismo feminino também cresce aceleradamente no Brasil e no mundo inteiro.
Segundo a plataforma de rede social profissional LinkedIn, mesmo com a crise sanitária causada pela pandemia do COVID-19 em 2020, as mulheres se destacaram no segmento do empreendedorismo, registrando no período no Brasil 41% de mulheres que iniciaram algum negócio próprio. Muitas embaladas pela necessidade de recolocação profissional, outras pela necessidade de buscar mais flexibilidade de horários entre trabalho e cuidar de filhos e casa.
Ainda, os dados apresentados pela rede social mostram que a representação da liderança feminina no Brasil é de 27%, o que coloca o Brasil na 27ª posição dos países citados pela pesquisa, ainda abaixo da média global de 31%. Porém, desde 2016, ano em que começou a coleta desses dados pela plataforma, o empreendedorismo feminino vem em constante crescimento de forma mais acelerada. No ano de 2019, a alta havia sido de 19% entre as mulheres e 10% entre os homens, em relação a 2018. Mesmo com uma desaceleração após o pico da Covid-19 em 2020, as participações acumulam um crescimento de 99% entre as mulheres e 54% entre os homens entre 2016 e 2021.
Diante desse cenário, é importante incentivá-las a seguirem na busca pelo protagonismo. Para isso, apresentamos três histórias de sucesso no empreendedorismo feminino brasileiro:
A primeira é a mais conhecida, um exemplo de sucesso a todos: Luiza Helena Trajano, dona do Magazine Luiza. Depois de assumir a diretoria de uma pequena rede de lojas da família no interior de São Paulo, Luiza foi uma visionária ao apostar no e-commerce quando essa forma de vender ainda engatinhava no Brasil. Desde que a empresa abriu seu capital para investimento, valorizou-se em 1000% e hoje seu valor de mercado é R$ 37 bilhões. |