Contexto
O crescimento das redes sociais tem o poder de mudar os sistemas de vendas e marketing no mundo inteiro, principalmente, nos 10 últimos anos, na qual houve um pico de desenvolvimento tecnológico e a popularização da tecnologia da informação. Na última década, podemos observar uma metanóia no mundo inteiro a respeito do cyber-desenvolvimento. Portanto, o que, anteriormente, dependia de uma vitrine elegante e métodos clássicos de chamar a atenção, hoje depende simplesmente de um post ou de um status de 15 segundos.
Afinal, se outrora, tínhamos a nossa atenção atraída por um belo outdoor, hoje, a nossa atenção não se desvia completamente da tela de um smartphone. Nas ruas, pouco olha-se para os lados ou para cima, e qualquer interação humana não programada em nossas agendas sociais, atrapalha o nosso ciclo de afazeres virtuais.
O mundo está cada vez mais atento às notificações, que aumentam gradualmente, devido à incrível variedade de aplicativos populares que estão surgindo. O que, antigamente, era a descrição de um vício, hoje demonstra o verdadeiro quadro da vida comum de grande parte dos brasileiros.
Portanto, devemos essa revolução à popularização dos Smartphones e os seus aplicativos, cada vez mais numerosos, que fisgam a atenção de seus usuários através de artifícios de Marketing. Transformando o que era fixo em uma mesa de escritório, acessível aos nossos olhares 24 horas por dia, na palma de nossas mãos.
Devido a esse cenário, saímos de um mundo onde apenas o Orkut, o SMS, o MSN e o e-mail eram populares entre os mais jovens, para atividades corriqueiras e descontraídas, para navegarmos em uma terra em que o Instagram, Facebook, WhatsApp, Twitter, LinkedIn, Discord, Telegram e outros diversos aplicativos de redes sociais imperam sobre a vida das pessoas. A futilidade deixou as redes sociais na medida em que elas tornaram-se uma grande fonte de renda na vida das pessoas, palco para as mais acirradas disputas políticas, filosóficas e tornando-se, também, a vitrine para o novo comércio.
Com essa mudança, cada rede social possui algo muito além do que uma funcionalidade, mas uma personalidade e um público alvo específico.
Portanto, devemos estar integrados e inseridos a esse novo universo que está em constante expansão para estarmos inseridos na sociedade, na política e nas relações comerciais. Afinal, o Brasil é o 5º país que mais utiliza a internet no mundo com mais de 165 milhões de usuários, perdendo somente para a China, mas ao compararmos com os demais países da América Latina, estamos em 1º lugar de consumo, conforme a pesquisa realizada pela Statista, empresa alemã especializada em dados de mercado e divulgada em outubro de 2022.
Através das redes sociais, podemos nos relacionar, comprar, estudar e trabalhar. Contudo, se levarmos em consideração que boa parte da massa populacional utiliza a internet majoritariamente para o uso de redes sociais.