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Ranking das redes sociais mais usadas no Brasil


Contexto


O crescimento das redes sociais tem o poder de mudar os sistemas de vendas e marketing no mundo inteiro, principalmente, nos 10 últimos anos, na qual houve um pico de desenvolvimento tecnológico e a popularização da tecnologia da informação. Na última década, podemos observar uma metanóia no mundo inteiro a respeito do cyber-desenvolvimento. Portanto, o que, anteriormente, dependia de uma vitrine elegante e métodos clássicos de chamar a atenção, hoje depende simplesmente de um post ou de um status de 15 segundos.


Afinal, se outrora, tínhamos a nossa atenção atraída por um belo outdoor, hoje, a nossa atenção não se desvia completamente da tela de um smartphone. Nas ruas, pouco olha-se para os lados ou para cima, e qualquer interação humana não programada em nossas agendas sociais, atrapalha o nosso ciclo de afazeres virtuais.

O mundo está cada vez mais atento às notificações, que aumentam gradualmente, devido à incrível variedade de aplicativos populares que estão surgindo. O que, antigamente, era a descrição de um vício, hoje demonstra o verdadeiro quadro da vida comum de grande parte dos brasileiros.

Portanto, devemos essa revolução à popularização dos Smartphones e os seus aplicativos, cada vez mais numerosos, que fisgam a atenção de seus usuários através de artifícios de Marketing. Transformando o que era fixo em uma mesa de escritório, acessível aos nossos olhares 24 horas por dia, na palma de nossas mãos.

Devido a esse cenário, saímos de um mundo onde apenas o Orkut, o SMS, o MSN e o e-mail eram populares entre os mais jovens, para atividades corriqueiras e descontraídas, para navegarmos em uma terra em que o Instagram, Facebook, WhatsApp, Twitter, LinkedIn, Discord, Telegram e outros diversos aplicativos de redes sociais imperam sobre a vida das pessoas. A futilidade deixou as redes sociais na medida em que elas tornaram-se uma grande fonte de renda na vida das pessoas, palco para as mais acirradas disputas políticas, filosóficas e tornando-se, também, a vitrine para o novo comércio.

Com essa mudança, cada rede social possui algo muito além do que uma funcionalidade, mas uma personalidade e um público alvo específico.

Portanto, devemos estar integrados e inseridos a esse novo universo que está em constante expansão para estarmos inseridos na sociedade, na política e nas relações comerciais. Afinal, o Brasil é o 5º país que mais utiliza a internet no mundo com mais de 165 milhões de usuários, perdendo somente para a China, mas ao compararmos com os demais países da América Latina, estamos em 1º lugar de consumo, conforme a pesquisa realizada pela Statista, empresa alemã especializada em dados de mercado e divulgada em outubro de 2022.

Através das redes sociais, podemos nos relacionar, comprar, estudar e trabalhar. Contudo, se levarmos em consideração que boa parte da massa populacional utiliza a internet majoritariamente para o uso de redes sociais.

Quais redes sociais existem hoje?

Atualmente, existem inúmeras redes sociais no mundo inteiro, algumas utilizadas na maioria dos países e outras com pouco conhecimento do público, dentre elas estão: Quora, Reddit, Telegram, Snapchat, Kuaishou, Sina Weibo, QQ, WeChat, Behance, RREDDIT entre outras. Hoje em dia, as redes dividem-se em redes sociais para relacionamentos, para nichos ou públicos específicos, redes sociais de entretenimento e profissionais, como o Linkedin.


Qual a melhor rede social para o seu negócio? Com o crescimento de várias plataformas, cada dia que se passa mais redes sociais surgem e com diversas finalidades. Saber qual é a melhor ou a mais adequada para sua empresa é uma tarefa complicada, muitos gestores ficam em dúvidas em qual rede social seu negócio deve estar presente. Para identificar qual seria a melhor plataforma, é preciso analisar se o perfil da sua empresa se enquadra com a rede social. Por exemplo, o LinkedIn é uma rede direcionada ao Business to Business (B2B), ou seja, uma plataforma com conteúdos relacionados a negócios, de empresas para outras empresas, sendo ideal para agências, empresas de consultoria empresarial, entre outros.

Dessa maneira, elaboramos algumas dicas para se analisar em relação às redes sociais: Qual a melhor para o seu negócio?

Análise de concorrência: observe as plataformas que seus adversários estão presentes, analisando o engajamento dos consumidores para saber em quais redes sociais eles atuam mais;

Utilize ferramentas de pesquisa: com elas você poderá avaliar como como o público está se comportando sobre determinado assunto, como estão se relacionando com os seus concorrentes através de uma análise mais ágil.

Observe o comportamento do seu público: estude os seus consumidores, estude o comportamento deles antes de aplicar qualquer ação de marketing, como um anúncio por exemplo.

Use as ferramentas de busca: as redes sociais possuem motores de busca, podendo identificar possíveis clientes através de seus interesses, palavras-chave, habilidades, etc.

Participe de comunidades e grupos: verifique os principais grupos da sua região ou do seu segmento, observando quais são os assuntos mais abordados, quais as necessidades do público do segmento, quais problemas o setor está enfrentando, etc.


Qual a rede social mais usada no Brasil em 2022?


1. WhatsApp (165 mi)


2. YouTube (138 mi)


3. Instagram (122 mi)


4. Facebook (116 mi)


5. TikTok (73,5 mi)

6. Messenger (65,5 mi)

7. LinkedIn (56 mi)

8. Pinterest (30 mi)

9. Twitter (19 mi)

10. Snapchat (7,6 mi) Como utilizar as principais redes sociais?


De todas as variações de redes sociais existentes no mundo, listamos apenas as 10 mais utilizadas e estar presente nelas está cada vez mais difícil, a cada dia que passa as redes sociais estão tornando-se canais fundamentais para que a empresa se conecte com o público-alvo. Porém, não há necessidade de fazer parte de todas. Por isso, confira as 5 mais acessadas para utilizar na sua empresa.

WhatsApp O WhatsApp tornou-se o principal canal de comunicação entre os brasileiros para trocar mensagens com amigos e colegas de trabalho. Para as empresas, é o aliado ideal, pois para algumas pessoas é um canal utilizado para buscar informações, suporte técnico, adquirir produtos ou serviços. Inclusive, o aplicativo disponibiliza uma versão business em que é possível inserir dados sobre seu negócio como: endereço, telefone, site, catálogo de produtos, mensagens automáticas, etc.

YouTube Em relação a produção de vídeos, as pessoas gastam mais de 1 bilhão de horas de vídeos assistidos todos os dias, sobre diversos assuntos e conteúdos de curta ou longa duração. Dependendo do segmento da empresa, é um ótimo canal para oferecer dicas de uso, manuseio e instalação, lives com descontos e promoções, palestras ou eventos virtuais.

Instagram

Criado em 2010, com a proposta de ser uma rede social de imagens, o Instagram ganhou força, inicialmente, com fotos de viagens, pratos gastronómicos e acessórios de moda e hoje apresenta diversos assuntos. Após ser comprado pela Meta, o aplicativo vem passando por inúmeras transformações, e as formas de explorá-lo também são muitas, como fazer sorteios, reels sobre conteúdos dinâmicos e rápidos, stores interativos que engajam o público, etc.

Facebook

No Brasil são 116 milhões de usuários ativos que compartilham o seu dia a dia, como fotos, vídeos, localização, atividades, opiniões, gostos, entre outros. Para as empresas o Facebook também é um grande aliado para fortalecer o atendimento e conhecer mais sobre o público alvo, além de ser possível criar anúncios de forma mais simples e rápida.

TikTok.

Apesar do TikTok ter estourado na pandemia, continua crescendo cada vez mais em diversos segmentos, tanto para o público geral quanto para as marcas que estão aderindo a rede social para compartilhar dicas, notícias, curiosidades, além de acompanhar as trends do momento.

As redes sociais estão crescendo cada vez mais e deixaram de ser apenas entretenimento. Hoje, somos capazes de mover milhares de pessoas a nosso favor, isso, se soubermos utilizar cada uma delas de forma individual e estratégica.

Além de, aproximarem pessoas de diversos locais do mundo, as redes sociais e a própria internet são excelentes aliados para desenvolver uma empresa, comprar e vender a qualquer lugar e momento tornou-se acessível a todos que desejam crescer comercialmente. Mas, e você? Está aproveitando os benefícios que as redes sociais oferecem?


Fonte: Folha de Pernambuco | Rockcontent | Resultados Digitais

 *Conteúdo atualizado em 24/01/23.*

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