Utilizando as redes sociais corretamente
Neste artigo, falaremos a respeito das redes sociais e a importância do papel que cada uma desempenha na atual sociedade e nos meios de consumo. Além disso, falaremos, individualmente, a respeito das mais relevantes para o marketing digital brasileiro.
Como observamos no artigo anterior, deter-se a distinguir o público alvo de uma empresa, é essencial para saber com quem se fala, portanto, se pudermos compreender com quem devemos nos direcionar em nossas redes sociais, saberemos qual é a rede social ideal para a comunicação das nossas empresas. Portanto, é necessário, de igual modo, manter-se atento às nuances das redes sociais, visando o seu objetivo e público ativo. E, para ajudá-lo nesse processo, separamos as principais redes sociais do Brasil para discorrermos, brevemente, sobre os seus principais aspectos.
O Facebook
Para começar a nossa lista, falaremos do Facebook, que conta com mais de 2 bilhões de usuários no mundo e, no Brasil, já atingiu o marco de 150 milhões de pessoas, permanecendo no primeiro lugar do nosso ranking de redes sociais.
No Facebook, o seu público pode curtir, comentar e compartilhar as suas publicações e anúncios. O seu perfil pode atuar através de uma página empresarial ou em grupos de pessoas, conforme os seus respectivos interesses.
Por esse motivo, a sua empresa deve estar ativa na plataforma do Facebook. Afinal, independente do seu ramo de atuação, nessa plataforma você pode oferecer atendimento, divulgar os seus produtos e fazer publicações para conquistar novos clientes. É um serviço poderoso, em favor do seu negócio.
O Instagram
O Instagram é a segunda rede social mais importante, que pertence ao grupo Meta, novo título atribuído ao grupo Facebook. A sua principal atividade é a publicação de mídias sociais, com ênfase nas fotografias. Portanto, ele é muito útil para as empresas que lidam com imagens bonitas e chamativas; como as empresas de moda, de beleza ou de joias e acessórios. Enfim, aqui entra qualquer coisa que possa ser fotografada.
O WhatsApp
O WhatsApp, também pertencente ao grupo Meta, é muito importante para o atendimento ao cliente, suporte, efetivação de vendas e para o pós vendas.
Nele, você pode enviar mensagens diretas, fazer uma lista de transmissão de um mesmo conteúdo de forma individual para diversas pessoas, classificar os seus contatos e mensagens, criar textos automáticos, programar respostas prontas e, até mesmo, fazer e receber pagamentos.
Enfim, é a rede social ideal para a sua empresa investir na comunicação eficaz e direta com os seus clientes.
O YouTube
O YouTube é a maior comunidade de vídeos do Brasil e do mundo, com milhões de usuários e milhões de visualizações de vídeos diários. Ele é excelente para a montagem de tutoriais em vídeo-dicas para chamar a atenção do seu público-alvo.
Com o YouTube, você pode publicar vídeos na própria plataforma com a opção de compartilhar o vídeo no seu site ou blog pessoal. Além disso, você tem a opção dos Shorts, vídeos de 15 segundos, semelhantes ao Reels na plataforma.
O Twitter
Agora falaremos de uma famosa rede social que está caindo em desuso no Brasil, o Twitter. Ele é bastante utilizado para se falar sobre televisão, cinema e para levantar grandes discussões. É um meio de comunicação excelente para disseminar notícias. A melhor parte é que elas podem ser informadas rapidamente e com pouco texto. Contudo, ela é bastante dinâmica e comunica apenas o momento, não para guardar recordações e registros, como as demais.
O Snapchat
Por último, falaremos do Snapchat, utilizado por muitos jovens há um tempo, que está caindo em desuso depois que o Facebook, o Instagram e o WhatsApp começaram a fazer os stories, ou seja, aqueles posts que somem após 24 horas. Portanto, a tendência é que ele acabe sumindo do mercado. O que faz com que não valha a pena investir tempo e dinheiro nessa rede social.
Sabemos que existem muitas outras redes sociais relevantes, mas essas são as principais redes utilizadas entre os brasileiros. Portanto, sem mais delongas, invista o seu foco onde está a maioria dos usuários, utilize cada rede social corretamente e seja bem-visto na Web.
Desenvolvido por Govoni Soluções Digitais