Logo Govoni Marketing Digital

Blog

Acompanhe nossas dicas sobre marketing digital
Principal / Blog

Contrato com os correios e como ele pode ajudar tua loja virtual


Os Correios são responsáveis pela maioria das entregas feitas no Brasil. Com o aumento das vendas online, cada vez mais estes serviços de entrega vem sendo utilizados.

Para quem tem um e-commerce, é essencial poder entregar os seus produtos, e os Correios podem ser uma ótima opção principalmente para quem faz entregas em outras cidades e/ou estados que não enviem itens muito grandes ou muito pesados, lembrando que o limite de peso do SEDEX é de 30kg e do PAC de 50kg.

Isto porquê os Correios oferecem diversas vantagens em suas diferentes modalidades de contratos, e provavelmente alguma destas modalidades irá suprir a sua demanda com algumas vantagens, que podem incluir descontos, coisa que você não teria fazendo as postagens como um cliente comum.

Dentre as vantagens de se ter um contrato com os Correios estão o desconto nos valores do SEDEX e PAC, e o limite de crédito pré-aprovado, ou seja, você não paga na hora. É faturado o valor gasto e esta fatura pode ser paga mensal ou quinzenalmente, renovando assim o crédito após o pagamento da fatura.

Outra das grandes vantagens do contrato, em qualquer um dos pacotes, é que você pode imprimir as suas etiquetas pelo sistema SIGEP WEB, agilizando todo o processo de postagem, pois você não vai precisar entrar em filas e esperar o atendente imprimir a etiqueta das postagens.

E por fim, o cliente que tem contrato com o correio também pode programar coletas, onde os Correios vão até o seu estoque fazer esta coleta, não precisando que você se desloque até a agência. Este serviço é gratuito em qualquer modalidade de contrato, porém, existe um número mínimo de encomendas para que possa ser utilizado.

Existem vários planos diferentes de acordo com a sua demanda de entrega. O plano Bronze 1, por exêmplo, não tem valor mínimo de faturamento e te dá um crédito pré-aprovado de 1 mil vezes o PPCC (algo em torno de R$ 2120,00 em Maio de 2021). Ou seja, se você não fizer nenhuma entrega no mês, você não paga nada e ten estes dois mil reais de crédito.

Esta foi uma mudança recente nos pacotes de contratos dos Correios, que antigamente pediam um mínimo de faturamento de 2 mil reais ao mês, e a empresa deveria pagar estes 2 mil reais mesmo que não utilizasse o serviço. Hoje já existe esta nova opção para empresários que têm muito poucas entregas.

MAS COMO EU FAÇO O CONTRATO? PRECISO IR A ALGUMA AGÊNCIA?

Não é necessário se deslocar até a agência para fazer este tipo de contrato. Você pode fazer a contratação diretamente pelo site dos Correios, porém, é necessário que você possua um E-CNPJ, que você pode adquirir no próprio site dos Correios, neste link.

Além do E-CNPJ, é necessário que você seja cadastrado no idcorreios (o cadastro pode ser feito aqui).

Fazendo este cadastro, você vai poder ver os serviços oferecidos e os termos e condições de adesão. Você vai receber um documento PDF para ser assinado com o seu certificado digital e os Correios vão lhe enviar um cartão, que é o cartão Correios Fácil, com o qual você pode utilizar os benefícios do contrato.

Claro, caso você não queira fazer estes tramites online, existe também a opção de ir pessoalmente à agência e pedir os documentos que você precisa preencher. Como este é um processo que pode demorar, principalmente por ter muita gente sendo atendida na loja, o melhor é ligar para a agência antes. O ideal é ir a uma agência franqueada também, onde geralmente o fluxo de clientes é menor e mais ágil e você tem uma maior flexibilidade de negociação.

Como podem ver, não existe nada de muito complicado para fazer o contrato e caso haja alguma preocupação com custos, nós também vimos que existem planos sem taxa mínima, então na maioria dos casos você pode fechar o contrato com os Correios sem medo para facilitar a sua vida com o e-commerce e poder oferecer entregas aos seus clientes com descontos no valor do frete.
 

Junte- se a nós

Nos siga nas redes sociais e conheça mais sobre nosso trabalho.
Govoni Marketing Digital