O que é o Funil de Marketing Digital?
O funil de marketing digital é o mesmo que, o já conhecido, funil de vendas, mas introduzido ao conceito de marketing digital. Ele filtra os resultados obtidos desde o início do processo de sua estratégia de marketing, ajudando a qualificar todas as suas ações, em partes distintas, de modo a potencializar os seus resultados.
Portanto, ele é um modelo, tecnicamente adotado, para definir cada etapa de uma venda. Ele serve para haver uma organização e um entendimento visual e estrutural do processo de captação de um cliente.
O funil de marketing digital ou de vendas, bem aplicado, garante um suporte para cada etapa da venda para que o objetivo seja atingido.
Basicamente, o funil de marketing digital é uma ferramenta utilizada para você acertar o alvo em seu e-commerce e em suas estratégias de vendas.
As Etapas
O funil de marketing digital é composto de topo, meio e fim; sendo o topo, o início da jornada do cliente em potencial e o fim, a decisão da compra. Conhecer e dominar a sua aplicação pode ser um diferencial na hora de investir na comunicação de sua empresa, tanto na ‘web’ quanto fora dela. Veja uma ilustração abaixo:
O Topo do Funil de Marketing Digital
No topo do funil de marketing digital estão concentradas as pessoas que ainda não estão interessadas em contratar alguma empresa e, muitas vezes, ainda nem sabem qual categoria de empresa devem contratar. Essas pessoas estão interessadas em resolver algum problema ou satisfazer alguma necessidade, portanto, estão procurando educar-se a respeito de algum mercado.
A audiência concentrada nessa etapa – o tráfego — é atraída pelas suas ações de comunicação e marketing.