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Funil de Marketing Digital: o que é e pra que serve?


O que é o Funil de Marketing Digital?

 

O funil de marketing digital é o mesmo que, o já conhecido, funil de vendas, mas introduzido ao conceito de marketing digital. Ele filtra os resultados obtidos desde o início do processo de sua estratégia de marketing, ajudando a qualificar todas as suas ações, em partes distintas, de modo a potencializar os seus resultados.

Portanto, ele é um modelo, tecnicamente adotado, para definir cada etapa de uma venda. Ele serve para haver uma organização e um entendimento visual e estrutural do processo de captação de um cliente.


O funil de marketing digital ou de vendas, bem aplicado, garante um suporte para cada etapa da venda para que o objetivo seja atingido.





Basicamente, o funil de marketing digital é uma ferramenta utilizada para você acertar o alvo em seu e-commerce e em suas estratégias de vendas.




As Etapas

O funil de marketing digital é composto de topo, meio e fim; sendo o topo, o início da jornada do cliente em potencial e o fim, a decisão da compra. Conhecer e dominar a sua aplicação pode ser um diferencial na hora de investir na comunicação de sua empresa, tanto na ‘web’ quanto fora dela. Veja uma ilustração abaixo:


 



O Topo do Funil de Marketing Digital

 

No topo do funil de marketing digital estão concentradas as pessoas que ainda não estão interessadas em contratar alguma empresa e, muitas vezes, ainda nem sabem qual categoria de empresa devem contratar.  Essas pessoas estão interessadas em resolver algum problema ou satisfazer alguma necessidade, portanto, estão procurando educar-se a respeito de algum mercado. 

 

A audiência concentrada nessa etapa – o tráfego — é atraída pelas suas ações de comunicação e marketing.

  

Nessa etapa, é importante entender que o conteúdo deve estar focado, exclusivamente, em resolver as dúvidas e/ou satisfazer as necessidades do cliente. Portanto, não é o momento de fazer alguma proposta comercial. Contudo, é importante otimizar os seus esforços para obter  um bom resultado de alcance e audiência, conforme o seu público alvo. Afinal, é atraindo o máximo de pessoas interessadas em seu segmento, que você conseguirá nutri-las e classificá-las até se tornarem os seus clientes. Além disso, outro resultado positivo de atrair uma grande audiência nessa etapa, é que você pode se tornar uma referência em seu mercado.

 

Ao escolher qual categoria de estratégia será utilizada no topo do funil de marketing digital, procure ter em vista qual é a estratégia que possui o melhor alcance para o seu público alvo. Seja por blog posts (com grande foco em SEO), por distribuição através de mídias sociais, por mídias pagas ou através de outros formatos de fácil distribuição como vídeos e apresentações. Afinal, existe uma ampla variedade de possibilidades, cada qual atraindo um público específico. Tal como, jovens no Instagram e no Snapchat ou pessoas mais experientes através do Facebook e do Twitter.

 

É necessário que você esteja atento a cada etapa dessa jornada de consumo, visto que, com um funil de marketing digital bem construído, é possível identificar os atritos que podem impedir o público alcançado pela sua marca de se tornar um cliente. É entendendo minuciosamente cada parte do funil que você vai identificar o que precisa ser ajustado para investir de forma estratégica, e assim ajustar a busca de melhores resultados.

 

O Meio do Funil de Marketing Digital

 

No meio do funil de marketing digital, o seu objetivo deve ser: focar em transformar os visitantes da sua página em leads - contatos qualificados de pessoas (ou empresas) que demonstram, através de algum meio, interesse no seu produto/serviço.

 

A pessoa que chegou aqui, já foi educada sobre o assunto que o seu conteúdo aborda, ela sabe que possui um problema a ser resolvido e está no processo de descobrir qual é a melhor solução para resolver essa questão. O conteúdo de meio de funil deve possuir esse objetivo: mostrar para o visitante as soluções existentes e demonstrar o porquê a sua solução é a melhor de todas.

 

As pessoas que se encontram nesse patamar do funil de marketing digital já avançaram um estágio no processo de decisão de compra, logo, a prioridade, agora, é transformá-la em um lead. 

 

Isso é feito através do uso de formulários, que colham informações sobre a pessoa. Uma vez que você possui essa informação sobre o lead (e-mail e nome, por exemplo), é hora de colocar sua máquina de automação de marketing para rodar e fazer fluxos de nutrição de maneira a coletar ainda mais informações e descobrir a mais importante de todas: esse lead é um possível cliente ou não? – filtro do filtro. Portanto, após o seu cliente definir algum nível de interesse em seu produto/serviço você investe no relacionamento com ele.


 

A Ponta do Funil de Marketing Digital

 

Se, no meio do funil de marketing digital, o lead – pessoa interessada na categoria de serviço ou produto que você oferece - que está buscando decidir qual é a solução que deve utilizar para resolver os seus problemas, é na ponta do funil de marketing digital que você deve convencê-la de que, não só a solução que você apresenta é a ideal, mas também de que a sua empresa é a que deve ser contratada. 

 

Acredite: o sucesso dessa etapa vai definir se toda a ação foi acertada ou não.

 

É aqui na ponta do funil de marketing digital que você deve abordar diretamente conteúdos promocionais, que falem abertamente sobre sua empresa, serviço e/ou produto. Ou seja, aqui é que a venda deve ser abordada diretamente, através de promoções e ações de venda reais.

 

Também é válido apostar na estratégia de oferecer ao lead uma demonstração do produto ou serviço que você quer vender, para aguçar ainda mais o interesse do lead e convertê-lo em cliente. Mas, tenha atenção nesse tópico: essas ofertas são importantes, mas o conteúdo pode ir muito mais além do que as ofertas, e ajuda ainda mais no incentivo do fechamento de um negócio.

 

Também é na ponta do funil de marketing digital que você irá contabilizar as vendas efetivas que suas ações reverteram. Ou seja, é aqui que você terá informações precisas sobre o retorno de todo o investimento de marketing realizado em suas estratégias x vendas concretizadas.

 

Resumo:

 

Trabalhar com o funil de marketing digital é percorrer, e antecipar, o caminho percorrido pelo consumidor ao efetuar uma compra. Através desse estudo, aplicado ao contexto da sua empresa e de acordo com o seu público alvo, consegue-se trabalhar diretamente em cada etapa da venda para potencializar os seus resultados.

 

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