Quais as vantagens de vender online?
QUAIS AS VANTAGENS DE VENDER ONLINE?
Muitos comerciantes já devem ter se perguntado se realmente vender seus produtos ou serviços online vale a pena. Afinal, para muitas pessoas a venda de produtos online ainda pode parecer novidade.
Hoje vamos falar então de algumas das vantagens de vendermos online, para desmistificar esta situação, que não é nada complicada e nem complexa.
VANTAGES PARA O NEGÓCIO
Para a empresa que está disponibilizando o seu produto para venda, ter o seu produto anunciado na rede traz primeiramente um maior alcance geográfico. Ou seja, os seus produtos poderão ser vistos por pessoas de outras cidades e estados, e não somente por aquelas pessoas que passam em frente à sua loja, e hoje com as redes sociais fazendo parte da vida cotidiana das pessoas, passar a informação da existência do seu negócio é muito mais simples.
Outra característica que já se tornou parte da vida das pessoas é fazer as pesquisas na internet, mesmo que ela vá na loja física efetuar uma compra. Então ter ao menos uma página com informações da empresa e dos produtos, mesmo que seja uma página em rede social, já ajuda muito, pois mesmo fazendo a compra na loja física o cliente só chegou a tomar esta decisão após fazer esta pesquisa.
Além desta visibilidade diferenciada, no ambiente online, temos opções que seriam muito mais difíceis ou custosos de se concretizar em uma loja física, como por exêmplo ter a possibilidade do cliente ver os seus produtos a qualquer hora do dia e em qualquer dia da semana, podendo fazer a compra naquele momento em que ele está com muita vontade de fazer a compra, coisa que por vezes pode ser só um impulso que se fosse deixar para mais tarde, ele pode acabar não efetuando-a. E outra destas opções é a de poder mostrar para cada cliente apenas aqueles produtos que lhe interessam, por meio de ofertas personalizadas ou produtos relacionados ao produto que ele está olhando no momento. Coisa que em uma loja física pode ser muito incômodo, trabalhoso ou por vezes até mesmo impossível.
Colocar o seu produto para vender na rede é também muito mais barato e passa por muito menos burocracia. Sim, você ainda vai ter que emitir notas fiscais e fazer seus acertos, mas supondo que ainda não tenha decidido o seu modelo de negócio, você não precisa por exêmplo de um alvará de localização para o comércio, e o “aluguel do local”, que no caso poderia ser a hospedagem de um website (mas no caso de marketplaces pode ser apenas a comissão da plataforma) é irrisório, comparado ao valor de um aluguel de uma loja física.
Falando em custos, também temos redução no custo de despesas como energia elétrica, limpeza, segurança, e também de atendentes já que a venda online é feita automaticamente. Sim, precisamos ainda gastar energia elétrica, segurança e funcionários, mas em um valor muito reduzido, além do quê a segurança online é muito maior, visto que não lidamos com dinheiro físico e as vendas são intermediadas por empresas que investem pesado em segurança para tirar este peso do ombro de seus clientes.
VANTAGENS PARA O CLIENTE
Além de oferecer todas estas vantagens para o comerciante, ter o produto disponível para venda online também traz muitas vantagens para o cliente, o comprador.
Dentre elas, posso citar o conforto de poder fazer as compras em qualquer lugar, já que a esmagadora maioria da população possui smartphone com acesso à rede. Então o seu cliente pode fazer suas compras em casa, na rua, e até mesmo se estiver viajando, tirando o impedimento da localização ou do horário para efetuar a sua compra.
Outro fator fundamental que melhora muito a experiência do cliente e pode ser decisivo para efetuar a compra é que é muito mais fácil localizar o produto desejado pelos mecanismos de busca, além de estes produtos poderem ter tantas informações quanto o cliente queira saber sobre ele.
Ao comprar uma peça para um computador, por exêmplo, existem especificações que para um usuário não fazem o menor sentido, e se um vendedor começasse a lhe falar todas estas especificações, ele poderia se sentir entediado, pressionado ou confuso. Porém, outro cliente só vai querer comprar depois de ouvir todas estas informações. O produto estar em uma página com todas estas informações é uma boa solução para este problema, poupando o tempo de quem não quer saber ou não entende estas informações e suprindo a necessidade de quem entende e quer consultá-las.
Estas são apenas algumas das vantagens de ter a sua empresa efetuando vendas online. Ainda temos as vantagens inerentes às plataformas utilizadas, que também veremos futuramente!